
Um alemão no coração da reforma Agrária
Capturou com minúcia o movimento dos sem-terra de Baleizão. Durante dez anos. O tempo exato que demorou a utopia a converter-se em pesadelo coletivo.
Capturou com minúcia o movimento dos sem-terra de Baleizão. Durante dez anos. O tempo exato que demorou a utopia a converter-se em pesadelo coletivo.
Intelectual de proa, bióloga e romancista, casou-se três vezes, uma delas em Las Vegas com botas de pele de cobra. Adotou dois miúdos, teve uma depressão, declarou insolvência e deu explicações para pagar as contas. Sobreviveu a um acidente, nunca largou a escrita e mudou-se para Estremoz, a terra do seu primeiro amor.
Entender influência, é entender sobre os outros, como pensam, sentem e como as nossas ações os afetam e às suas reações. Tem de entrar na mente do outro, analisar e reprogramar a biologia, a emoção e por consequência muda a razão.
O major Tiago Gonçalves Silva entrevistou 21 reclusos a cumprir pena pelo furto em residência. "Os ladrões criam-se através das dimensões relativas ao ambiente familiar e social", garante.
A PSP confirma a existência de marcas que podem ser encontradas junto à campainha e ombreiras das portas. Porém, maioria dos furtos é feita por assaltantes que aproveitam a oportunidade.
Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.
Leia o terceiro capítulo da nova obra do escritor e co-argumentista João Tordo, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.
Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.
A “novela” está em curso e Galamba é a personagem central. António Costa escolheu para bater o pé ao Presidente o pior sapato possível.
A roadtrip é das minhas formas preferidas de viajar pela possibilidade de conhecer de perto o destino. A crónica do jornalista Ricardo Santos para a SÁBADO Viajante
Portugal vai enfrentar temperaturas elevadas nos próximos dias. Onde a maioria das casas não tem ar condicionado, como proteger-se dentro de casa?
Os passos que eu sempre ouvi no Grândola eram para mim o símbolo de uma caminhada. Porque as revoluções não se fazem só num dia. E continuo a achar que é preciso continuar a caminhar.
Vindo de São Paulo, em 2015, Felipe Dinis Di Cunto começou por fazer carreira nos números. Um festival de eletrónica despertou-o para a música, em maio de 2021 saiu de uma grande auditora e deu o salto de fé. Produz eventos, contrata Dj's, faz chapéus, quimonos e em breve abrirá um espaço com vista panorâmica.
Francisco Rodrigues do Santos classificou o CDS-PP como "o partido que pode dar um passaporte ao PSD para poder governar Portugal".
O barman até pode ser o melhor padre da noite, mas os motoristas particulares são os melhores confessores no trânsito. Só que também pecam como os patrões. Uns são bem tratados, outros completamente ignorados.
Somos seres sociais que os meios electrónicos tornaram hiper sociais, numa necessidade absurda de presença e telepresença, esse simulacro da ausência que o quotidiano quer anular.