Tempo frio leva consumo diário de eletricidade a bater novo recorde
Consumo diário atingiu 198,1 GWh no dia 23 e potência máxima superou os 10,2 GW, num mês marcado por temperaturas baixas e forte pressão sobre o sistema elétrico nacional.
Consumo diário atingiu 198,1 GWh no dia 23 e potência máxima superou os 10,2 GW, num mês marcado por temperaturas baixas e forte pressão sobre o sistema elétrico nacional.
Foi ultrapassado pela primeira vez os 10 gigawatts.
A Meta planeia investir "centenas de milhares de milhões de dólares" em computação, através do desenvolvimento de novos centros de dados que terão uma potência superior a um gigawatt.
Este sábado a Alemanha desligou três reatores ainda ativos e despediu-se assim da energia nuclear.
Andy Brown, CEO da Galp, explica o que está a ser feito na descarbonização do negó-cio, na transição energética e o que está em causa neste processo.
Decisão não está ainda fechada, mas a elétrica pretende avançar para a reconversão da central a carvão, em Abrantes, que encerra a 30 de novembro.
Três dos projetos apresentados merecem reprovação, "pela sua dimensão e pelo tipo de área afetada ou extensão das linhas de muito alta tensão", alerta associação, já que a maioria se situa em zonas florestais.
O administrador financeiro, Rui Teixeira, disse que "há um consenso" de que o hidrogénio verde é uma tecnologia que "vai levar à meta da descarbonização"
A operação em Portugal continua no vermelho, tendo registado prejuízos de 23 milhões de euros até Setembro deste ano.
A EDP destacou ainda que a geração de eletricidade foi "predominantemente proveniente de fontes renováveis", que representaram 79% do total.
Centrais hídricas situam-se na bacia hidrográfica do rio Douro. Miranda, Bemposta, Picote. Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro serão vendidas.
Elétrica indica que o aumento do resultado líquido foi suportado "pela forte contribuição da produção eólica e solar".
Projeto renovável Sonrisa Solar Park vai arrancar na Califórnia em 2022 e vai permitir venda e armazenamento de energia solar por 20 anos.
O presidente executivo da empresa, Manso Neto, revelou que a elétrica está interessada em participar nos leilões para a produção solar que vão ser lançados este ano em Portugal.
O corte de previsões económicas da Comissão Europeia assustou ainda mais os investidores sobre o abrandamento da economia global. As obrigações alemãs voltaram a ser o refúgio preferido.
Depois de um ano de seca, em 2018 a produção hídrica subiu 70% para 19.387 GWh.