Gripe: Nova variante é mesmo razão para alarme?
Não, desde que se vacine e recupere aquilo que aprendeu (e provavelmente anda esquecido) sobre a pandemia. Este novo subtipo do H3N2 não está presente na vacina, mas ainda assim esta confere proteção.
Não, desde que se vacine e recupere aquilo que aprendeu (e provavelmente anda esquecido) sobre a pandemia. Este novo subtipo do H3N2 não está presente na vacina, mas ainda assim esta confere proteção.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças apelou aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação porque os casos de gripe estão a surgir três a quatro semanas mais cedo.
Embora ainda haja incertezas quanto ao impacto da próxima temporada de gripe na saúde pública, o ECDC diz que as autoridades se devem preparar para o cenário de "uma temporada de gripe mais severa" na Europa.
Estão esgotadas em várias zonas do País e são fundamentais para as pessoas acima dos 85 anos. Razão: este grupo responde pior àquelas que são dadas à restante população. Perceba o que está em causa neste explicador.
A investigação pode vir ser útil para diversas doenças infecciosas para as quais ainda não há vacinas, sendo o tratamento feito com antivirais, como o VIH, o Zika e Herpes simplex e vírus hemorrágicos como o Nipah, o Marburg ou o Lassa.
Especialistas alertam que "a incapacidade para abordar as desigualdades fundamentais e as condições sociais desde a covid-19 deixou o mundo extremamente vulnerável e mal preparado para a próxima pandemia".
A resposta é positiva e há vários argumentos de peso: o SARS Cov2 é muito mais transmissível do que a gripe, por exemplo. Além de que, quanto mais livremente circular, maior a probabilidade de se tornar novamente pandémico.
Campanha arranca a 23 de setembro.
É caso para dizer que, quando o que é suposto nos dar conforto nos proporciona doenças, o desenvolvimento se traduz em subdesenvolvimento.
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.
São enfermeiros experientes, trabalham oito horas por dia e aprendem a identificar sintomas pela voz e a gerir insultos e mentiras de utentes. Em pico de gripe, a SÁBADO passou um dia num centro de atendimento – e identificou falhas e virtudes.
O médico de Saúde Pública e epidemiologista falou com a SÁBADO sobre a forma como a vacinação pode ser utilizada para melhorar o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida.
Várias autarquias começam a ter oferta de cartões semelhantes aos de seguradoras privadas. É uma resposta inédita à crise no serviço público.
O registo de mortalidade excessiva entre os 45 e os 64 anos levou sem "nenhuma dúvida" à tomada de decisão por parte da Direção-Geral de Saúde, diz o ministro.
A proporção da gripe em UCI tem vindo a aumentar nas últimas duas semanas, atingindo os 17,1% na última semana do ano, valor acima dos registados em períodos homólogos, revela o boletim de vigilância da gripe.