Câmara Municipal do Cartaxo adia eleições numa das suas freguesias
Depois de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã, é o Cartaxo que anuncia o adiamento o ato eleitoral para 15 de Fevereiro, na freguesia de Valada.
Depois de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã, é o Cartaxo que anuncia o adiamento o ato eleitoral para 15 de Fevereiro, na freguesia de Valada.
A participação é aberta a toda a população, associações e outras entidades, com a autarquia a pedir aos voluntários, para, se possível, levarem "luvas, pás, vassouras ou outro equipamento de apoio, contribuindo para uma maior eficácia da ação".
A autarquia diz não estarem reunidas as condições para o ato eleitoral no concelho, adiando a votação para a semana seguinte.
O rasto da tempestade afetou fortemente as vias de comunicação, estradas, caminhos-de-ferro, escolas, deixando populações isoladas e pessoas desalojadas.
Presidentes de câmara, perante a situação de calamidade, poderão “reconhecer a impossibilidade de realização da votação” nas assembleias ou secções de voto afetadas pelo mau tempo. Contudo, CNE diz que não há nenhuma decisão ou indicação nesse sentido.
O autarca explicou que há ainda naquele concelho do distrito de Leiria "muitas casas destelhadas" e "muitos problemas nas habitações", a par de "uma enorme falta de mão-de-obra".
A Polícia Municipal removeu um total de 5.400 trotinetes e bicicletas em 2024, número que foi ligeiramente superior em 2025, com a remoção de 5.505 trotinetes e bicicletas do espaço público.
O município está também a criarestruturas de apoio comunitário nas freguesias.
No que toca a meios terrestres, as Forças Armadas têm 211 viaturas a operar e 23 máquinas de engenharia.
No sábado, a autarquia tinha informado que os bens alimentares e artigos de higiene entregues tinham já ultrapassado as necessidades, pedindo à população para cessar a entrega.
As situações têm origem em uso de geradores no interior de habitações, caves ou garagens.
Fonte do Comando Territorial de Leiria da GNR adiantou que vítima tinha 74 anos.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos.
Segundo garantiu o vereador Luís Lopes.
A quase quase totalidade das habitações no concelho sofreu danos.
A ação de voluntariado decorre no sábado, a partir das 10:00, junto ao Estádio Municipal, "com o objetivo de limpar o estádio, limpar o percurso Polis, algumas zonas do centro da cidade".