As despesas com a energia e as taxas do fisco sobre vítimas de abuso sexual
A newsletter de quarta-feira.
A newsletter de quarta-feira.
A esperança de uma guerra curta no Irão deu lugar a um risco alto de choque económico. O Governo não prevê escassez de combustíveis, mas abril será ainda mais difícil nos preços e Bruxelas já planeia medidas para reduzir o consumo. Saiba como proteger o seu dinheiro dos preços-recorde do gasóleo, da subida certa das taxas Euribor e da turbulência nos investimentos.
Segundo a Deco Proteste.
Em causa estão despesas emitidas com NIF em restaurantes, cafés, hotéis, cabeleireiros, barbeiros, institutos de beleza, ginásios, oficinas de reparação automóvel e veterinários.
Referentes às despesas gerais familiares e pela exigência de fatura.
De acordo com o estudo, entre o início de 2019 e o final de 2023, o indicador prestação/rendimento duplicou, com a prestação mensal a aumentar de 350 para 855 euros.
A prestação média fixou-se em 397 euros em fevereiro, dois euros abaixo de janeiro e três euros menos do que o valor verificado no mesmo mês de 2025.
Os contratos de crédito à habitação própria permanente totalizaram 105 mil no ano passado, mais 27% do que em 2024. Dois terços envolviam montantes entre 50 mil e 200 mil euros.
A plataforma que defende o direito à habitação quer que o problema da habitação seja uma das causas do Presidente da República e que seja encarada como "emergência nacional".
Apesar do recuo na remuneração das poupanças, o montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares aumentou em 1.037 milhões de euros no início do ano.
O montante total de empréstimos concedidos a particulares cresceu 9,8% no primeiro mês do ano, face ao período homólogo.
Os balcões do Santander de Leiria, Fátima e Pombal passam a funcionar em horário alargado até às 18h00.
"Olhe para o contrato de crédito como olha para o contrato das telecomunicações". É este o conselho do economista da Deco Nuno Rico no que toca aos empréstimos para a casa. A fase atual é a ideal para renegociar e a maioria dos bancos aceita fazê-lo, sob pena de perder um cliente para a concorrência.
Dívida das famílias aumentou 8,6% em novembro face a igual período do ano passado. Endividamento das empresas privadas e da administração pública também registou aumentos.
A isenção de IMT Jovem e de Imposto de Selo na compra de habitação própria e permanente dos jovens até aos 35 anos foi um incentivo fiscal criado em 2024 pelo primeiro governo de Luís Montenegro.
A indústria financeira explora o desconhecimento ou os viés comportamentais dos seus clientes - e faz parte do problema dos baixos rendimentos no país.