
Jerónimo Martins alvo de inquérito na Polónia por alegadas práticas comerciais desleais
Denúncia foi apresentada por Henryk Kania que acusa a Biedronka de abuso de posição dominante e de provocar a falência da sua fábrica de processamento de carne.
Denúncia foi apresentada por Henryk Kania que acusa a Biedronka de abuso de posição dominante e de provocar a falência da sua fábrica de processamento de carne.
Apostou tudo contra o império de supermercados que ajudou a Jerónimo Martins a construir na Polónia e fez uma das maiores fortunas em Portugal. É um viajante extremo, que já esteve em todos os países do mundo. Financia a IL e é o maior acionista do jornal Observador. Visionário e duro a gerir, é terra a terra no trato - e muito discreto.
Por toda a Europa, cadeias apostaram em produtos das suas marcas. Portugueses vão gastar 5,5% menos no Natal de 2023, comparativamente com 2022.
O grupo que detém as marcas Pingo Doce, Recheio e Biedronka reportou um resultado líquido de 356 milhões de euros. As vendas do Pingo Doce crescem 8,6%.
Líder da dona do Pingo Doce critica a atuação do Governo no contexto da escalada dos preços dos produtos alimentares, acusando, aliás, o ministro da Economia de estar por detrás de uma "grande mentira" ao voltar os holofotes para a grande distribuição.
A cadeia de supermercados polaca da Jerónimo Martins destinou cinco milhões de zloty (mais de um milhão de euros) "para distribuir alguns produtos básicos como alimentos -- sobretudo os que têm um prazo de validade alargado, como água, sopas instantâneas, carne enlatada, café, chá ou leite em pó para crianças - produtos de higiene pessoal e de limpeza".
Não basta ter estudado numa boa universidade, ter média de 16, ser atleta federado e fazer limpeza de praias no verão, se não souber usar isso em seu favor. Saiba como evidenciar aquilo que o distingue.
O grupo que detém o Pingo Doce impôs descontos "arbitrários" a mais de 200 fornecedores dos supermercados Biedronka, sobretudo de frutas e legumes. O regulador polaco fala em “profunda desonestidade e desrespeito” por outros agentes económicos.
O Conselho de Administração vai propor a distribuição do montante remanescente dos dividendos, que tinham sido cortados em maio.
O lucro da Jerónimo Martins caiu 36,2% no primeiro semestre, face a igual período de 2019, para 104 milhões de euros.
O regulador da concorrência polaco avançou com uma multa de 26 milhões de euros (115 milhões de zlotys) por praticar preços diferentes dos expostos nas prateleiras.
A informação foi dada pelo diretor da empresa a um jornal polaco. O diário polaco avança como hipótese para aquisição a cadeia Profi, que tem 1000 lojas.
"Tivemos muitos sinais de todo o país sobre irregularidades no fornecimento de preços nas cadeia de lojas Biedronka. Foram relatados pelos consumidores e pelas inspeções", refere o presidente da UOKiKm Marek Niechchial.
O Pingo Doce inaugurou esta quinta-feira a sua primeira "Lab Store", um projeto piloto de loja em que não se pode pagar com dinheiro físico.
Concorrência da Polónia abriu uma investigação à Biedronka, retalhista polaca da Jerónimo Martins, por suspeitas de práticas desleais de negociação
O grupo liderado por Pedro Soares dos Santos diz que para a empresa "este é um tema que desde há muito norteia" a sua "forma de trabalhar".