
Atribuídos 800 vistos a trabalhadores agrícolas através de protocolo de migração regulada
Acordo conhecido como "via verde" das migrações prevê a contratação regulada de trabalhadores estrangeiros.
Acordo conhecido como "via verde" das migrações prevê a contratação regulada de trabalhadores estrangeiros.
Esta iniciativa por parte da embaixada em Portugal vem na sequência das várias ordens executivas assinadas por Donald Trump em 23 de janeiro, que obrigam as agências federais a reconhecerem apenas o sexo feminino e masculino e eliminar a identidade de género e todas as políticas que promovem diversidade, equidade e inclusão são eliminadas.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal saudou a definição no acordo, sem "margem para dúvidas", de objetivos, fluxos processuais e obrigações das partes, considerando que tal "representa um virar de página relativamente ao que até agora funcionou menos bem".
Segundo dados da Deco enviados à Lusa, só entre 01 de janeiro e 26 de março deste ano, o valor de meia dúzia de ovos aumentou de 1,61 euros para 2,05 euros, ou seja, 27%.
José Manuel Fernandes explicou que, para os agricultores que tiverem um prejuízo por exploração ou por parcela acima de 30%, será aberto um aviso de apoio para a reposição da capacidade produtiva.
A ViniPortugal pede a Bruxelas que desenvolva esforços para que o setor não seja prejudicado.
A CAP estima que os efeitos se agravem nas próximas semanas.
São poucas mas altamente qualificadas, determinadas e acima de tudo muito independentes. A nova geração de agricultoras em Portugal faz justiça aos tempos de hoje. Apesar das dificuldades impostas pelo setor, estas jovens mulheres arregaçaram as mangas e evidenciam-se no mundo rural, de norte a sul do País.
À SÁBADO, as Confederações do Turismo e da Agricultura dizem-se satisfeitos com as medidas anunciadas, mas pedem reforços nos consulados e aposta nas autarquias.
Advogados são os que ocupam mais assentos parlamentares, mas a AD é o partido onde existe uma maior diversidade a nível profissional.
Nas legislativas de domingo foram eleitos nove deputados abaixo dos 30 anos. Do lado oposto, os mais velhos têm mais de 70 anos.
O líder da AD, que discursava num encontro nacional de agricultores e mundo rural em Santarém, defendeu que a agricultura é "um setor estratégico para o país", e que tem "um papel fundamental na valorização do mundo rural e na coesão territorial".
Manifestantes decidiram dar por terminado o protesto depois de terem recebido uma comunicação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, na sequência de uma negociação "ao mais alto nível" com o Governo.
IC1 em Setúbal e A25 em Vilar Formoso são apenas algumas das estradas bloqueadas. Na fronteira com Espanha ninguém entra ou sai. Juntam-se aos milhares que protestam pela Europa fora.
O protesto decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Convidando "toda a sociedade civil a estar presente e a apoiar esta causa", os agricultores portugueses afirmam-se "unidos e preparados para se defenderem do ataque permanente à sustentabilidade, à soberania alimentar e à vida rural".