
A desequilibrada comissão de von der Leyen
O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.
O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.
Estados Unidos e a Alemanha vão enviar tanques para a Ucrânia. Os Países Baixos também mostraram disponibilidade. Mas além dos tanques, será necessário muito mais armamento.
Está apresentado o acordo de coligação para formar Governo na Holanda, quase nove meses após as eleições. O acordo foi anunciado na segunda-feira, mas só esta quarta é que os quatro partidos de centro-direita fizeram a apresentação da coligação.
O governo liderado por Mark Rutte demitiu-se a dois meses das eleições legislativas mas poderá manter-se em funções até ao ato eleitoral.
Estarão ainda presentes o presidente do governo de Espanha e o primeiro-ministro português. Há três meses e meio que fronteira estava encerrada.
Ao anunciar que não concorrerá a um segundo mandato, o ministro das Finanças português vai ser o primeiro a cumprir apenas um mandato na liderança do fórum informal de ministros da pasta da zona euro.
As receitas de Trump (adaptadas): 20 cc de álcool etílico sanitário, terebentina e tintura de iodo para a traqueia de António Costa, a ver se acalma um bocadinho com os palpites de distanciamento social
Fundos de resgate, apoio aos sistemas de saúde, governos que asseguram 80% do salário aos trabalhadores. Saiba o que fizeram os diferentes governos.
Acordo garante um pacote superior a 500 mil milhões de euros para apoiar os Estados-membros na resposta à pandemia. Centeno fala em acordo com contornos "impensáveis" há poucas semanas.
Para o ministro holandês, os Países Baixos só aceitam recurso incondicional às linhas de crédito do fundo de resgate da zona euro "para cobrir custos médicos".
Wopke Hoekstra recuou nas declarações, mas deixou claro que a Holanda não aceita emissão de "coronabonds" para financiar os programas de apoio à economia devido à pandemia.
Primeiro-ministro muito elogiados nas redes sociais depois de ter criticado a postura do governo da Holanda perante os problemas vividos por Espanha na luta contra o novo coronavírus.
António Costa classificou o discurso de governante da Holanda de "repugnante", após este ter defendido que a UE devia investigar porque não tinha a Espanha margem para ultrapassar a crise provocada pelo coronavírus.
O que fez o Banco Central Europeu, o que são “coronabonds” e o fosso que separa os países do Norte e Sul da Europa sobre a forma de partilhar a conta da crise gerada pela pandemia.
"A União Europeia ou faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará", afirmou o primeiro-ministro.
Mark Rutte não comentou as declarações de António Costa sobre o seu ministro das Finanças.