Sábado – Pense por si

Ricardo Santos

Peter Jason (1944-2025): uma cara bem conhecida

Foi militar, xerife e assassino no cinema, teatro e televisão. Entrou em mais de 270 produções, do terror a westerns, passando pelo suspense, comédia e ação. Morreu aos 80 anos, vítima de cancro

André Almeida Santos

As séries em 2025: de "Last of Us" ao que começa

Serviços de urgência de hospitais, westerns, uma nova série do criador de "This Is Us" ou a saga "Alien" na TV: estas são algumas das séries que mais expectativa geram em 2025.

Tiago Carrasco

Califórnia. Um sonho em família

O pai, a mãe, uma filha de 5 anos e outra de 10 meses, num carro, com uma tenda e fraldas. Com o objetivo de 30 dias a desbravar a Califórnia sem ir à falência. Trepámos montanhas nevadas, rebolámos nas dunas do deserto e avistámos ursos e leões-marinhos.

Pedro Henrique Miranda

Aos 60, Quentin Tarantino prepara o seu canto do cisne

O icónico realizador de "Pulp Fiction" ou "Django Libertado" prometeu reformar-se do cinema aos 60 anos ou ao décimo filme. Faz 60 na próxima segunda, e poderá estar a trabalhar na sua despedida.

4
André Santos

Velhos são os trapos, diz Jeff Bridges

Aos 72 anos, o ator regressa à televisão mas é quase uma estreia: não o fazia há 60 anos. Quem é este O Velho que convenceu Bridges a, finalmente, experimentar o papel de protagonista numa série?

O moralista

Putin viu os filmes de Tarkovski

Como qualquer russo de formação universitária, Putin viu os filmes de Tarkovski. A matéria de Putin é a mesma matéria de Tarkovski: o tempo. O tempo de Putin é longo, absolutista. Imperial. Mas é um tempo humano, de conquistas violentas. O tempo de Tarkovski é o tempo dos deuses, metafísico. Espiritual.

Pedro Henrique Miranda

As estreias e novas temporadas de outros tempos no streaming

As séries de época e de fantasia estão em destaque. Confira as versões ficcionadas das Rainhas Catarina da Rússia e Ana Bolena de Inglaterra, a nova versão de um anime clássico e o candidato a novo Guerra dos Tronos.

Cátia Bruno

Osama Bin Laden, o homem que odiava o Ocidente

Herdeiro de uma fortuna, em jovem era um deslocado na Arábia Saudita. O Afeganistão dar-lhe-ia um propósito, o Sudão cimentaria a ideologia. O fundamentalismo religioso marcou toda a sua vida. Quis mudar o mundo árabe através da jihad - mas acabou por moldar o mundo inteiro através da violência.

Marco Alves

Retornados: as memórias da boa vida nas colónias

Para milhares de portugueses, Angola e Moçambique foram um paraíso irrepetível, um mundo de novas oportunidades, com um cinema em cada bairro, festas, lojas da moda e praias de águas quentes.

Donald Ray Pollock
Pedro Henrique Miranda

Para Donald Ray Pollock, "pode sempre correr mal no fim"

Autor maior de westerns modernos como Sempre o Diabo – adaptado pela Netflix a filme com Robert Pattinson e Tom Holland – Donald Ray Pollock utiliza violência, sordidez e humor negro como principais armas. Releia a entrevista de 2019 ao autor a propósito do seu terceiro livro, Banquete no Paraíso.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana