Sábado – Pense por si

Ventos de Oeste

O indispensável primado da soberania das leis da República

Será que existe respeito pelas mulheres quando, perante a evidente falência do sistema judiciário no seu todo - logo, também do sistema judicial - em proteger a vida e a integridade física e mental das vítimas de violência em ambiente familiar (maioritariamente mulheres e crianças) e das vítimas de violência de género, nada se faz para alterar essa situação?

Lusa

Marcelo diz que proteger direitos humanos é "necessidade atual e até mais crítica" no presente

"Neste dia, o Presidente da República, associando-se ao secretário-geral das Nações Unidas, sublinha que os direitos humanos são a solução para muitos dos problemas do mundo, alertando para os múltiplos disfarces com que podem ser violados: as guerras, a violência de género, a emergência climática, a erosão de confiança no multilateralismo", pode ler-se na mensagem.

Rita Pereira Carvalho

A violência de género voltou a matar e milhares de pessoas protestaram em Espanha

Olivia e Anna morreram porque o pai queria causar sofrimento à mãe. Rocío Caíz, uma jovem de 17 anos, foi assassinada e desmembrada pelo namorado. Estes dois crimes aconteceram recentemente em Espanha e, esta sexta-feira, milhares de pessoas gritaram: "Estes homens não são loucos, nem doentes, são filhos saudáveis do patriarcado"

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente