
Celeste Caeiro, a senhora dos cravos (1933-2024)
São poucas as pessoas que entram para a História de um país. Celeste foi uma delas. Um simples gesto ajudou a transformar uma revolução. Morreu a senhora dos cravos
São poucas as pessoas que entram para a História de um país. Celeste foi uma delas. Um simples gesto ajudou a transformar uma revolução. Morreu a senhora dos cravos
Em semana de eleições nos EUA, percorremos os restaurantes, de norte a sul, que nos trazem boas americanices gastronómicas. Pequemos, então.
O envelhecimento, o novo solo de stand-up, Diogo Faro, Diogo Sena e o "momentum" do humor: Salvador Martinha em entrevista.
Enrolar histórias nem pensar. O ritmo é a marca do guionista. Aos 63 anos, revela à SÁBADO que, pela primeira vez, tem condições adequadas para trabalhar em casa. No escritório novo, fala-nos sobre o remake de "Ninguém Como Tu", que regressa à TVI 20 anos depois adaptado a série para canal aberto e streaming. Veja o vídeo.
A menopausa não precisa de ser um drama, apesar de poder durar quase uma década e de ter mais de 100 efeitos secundários associados ao processo. E ainda: a autora que denuncia os crimes de Putin contra as mulheres; a vida do guionista Rui Vilhena; uma caminhada com o ator Lucas Dutra.
Já há guerras para afastar candidatos, há quem diga que a maçonaria deixou de ter poder e quem faça campanha misturada com jogos de futebol.
Chamava-se Bisbilhotices e era uma crónica famosa do Diário Popular. A 2 de maio de 1974, Vera Lagoa escreveu-a pela primeira vez sem censura. Recordamos essa crónica, 50 anos depois.
A democracia dá, efetivamente, muito trabalho. Os desafios futuros são sérios e não se revolverão com medidas a curto-termo.
Estudam com um propósito, já não são os típicos nerds antissociais, são populares, envolvem-se na vida da escola e têm atividades extras, sabem as estratégias que resultam melhor para si e programam o seu tempo. No começo do ano letivo saiba como alcançar os melhores resultados.
Os destaques da SÁBADO desta quinta-feira
Durante quase cinco décadas, liderou a maior empresa das antigas colónias, que ocupava, em Angola, o equivalente a um terço do território português. Com um salário milionário, criou uma das maiores coleções de arte do País, mas morreu sem deixar dinheiro no banco. Teve várias polémicas com Salazar, que chegou a visitá-lo em casa.
Esta semana, trazemos-lhe a história do Senhor Diamante, o português que liderou a Diamang, uma das cinco maiores produtoras de diamantes do mundo. E ainda: uma entrevista com John Grisham, uma reportagem com o canoísta Fernando Pimenta e os cavalos Lusitanos mais valiosos do mundo.
“A vida continua”, diz Carla Alves. E, de facto, continua. Quase todos conseguiram regressar aos “lugares de recuo” ou encontrar novos. Só Hugo Mendes está “a estudar”.
Em estreia em Portugal vão atuar Lil Nas X e Lizzo. O alinhamento do maior palco do Alive fica completo com os portugueses Linda Martini e os britânicos Idles.
Um roteiro relaxado e barato para três dias na costa alentejana, com vistas deslumbrantes, sabores honestos e experiências inesquecíveis