
Dirigente da oposiçao bielorussa Sergei Tikhanovsky libertado da prisão
"Sergei Tikhanovsky foi perdoado. 13 outras pessoas também foram libertadas", disse a organização de direitos humanos numa mensagem na rede social Telegram.
"Sergei Tikhanovsky foi perdoado. 13 outras pessoas também foram libertadas", disse a organização de direitos humanos numa mensagem na rede social Telegram.
Vladimir Putin o seu fiel aliado numa mensagem, na qual destacou o seu contributo para as relações amigáveis entre os dois países e para a criação da união estatal com a Rússia
Ales Bialiatski está detido desde julho de 2021, após ter sido acusado de "financiar atividades que violam a ordem pública".
Ales Bialiatski é um defensor declarado dos diretos humanos e um dos principais nomes da oposição ao atual presidente de Bielorrússia, Alexander Lukashenko, aliado de Putin. Está preso desde 2021.
A polícia interveio em massa para bloquear o centro da capital e usou canhões de água para dispersar os manifestantes, segundo a organização não governamental Viasna.
A opositora bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya deu um prazo até 25 de outubro a Alexander Lukashenko para renunciar ao seu mandato presidencial.
Svetlana Tikhanovskaya ameaça com manifestação de proporções inéditas e uma greve geral contra o regime de Alexander Lukashenko.
É a primeira vez, em 41 edições, que o "Nobel Alternativo" escolheu ativistas do Irão e da Bielorrússia.
Vestidos de vermelho e branco, as cores da oposição, os manifestantes marcharam na Avenida dos Vencedores em Minsk e dirigiram-se à tarde em direção ao Palácio da Independência, residência de Alexander Lukashenko.
Este foi o maior número de detenções feito numa manifestação de protesto contra os resultados anunciados das eleições presidenciais de 9 de agosto, quando Lukashenko conquistou um sexto mandato com 80% dos votos.
Presidente da Bielorrússia venceu as eleições presidenciais com 80,23% dos votos, no dia seguinte ao escrutínio marcado por violência e acusações de fraude.
Os militantes da oposição não aceitam o resultado oficial da votação de domingo, que ditou a vitória do atual presidente Alexander Lukashenko.