
"Na Rota do Tráfico": regressa a série de Mariana Van Zeller
Vencedora de um total de 9 prémios Emmy, a série de jornalismo de investigação volta este sábado, 19 de julho, à televisão portuguesa.
Vencedora de um total de 9 prémios Emmy, a série de jornalismo de investigação volta este sábado, 19 de julho, à televisão portuguesa.
Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.
As histórias da família Van Zeller, instalada em Portugal desde 1703, que tem figuras conhecidas como a atriz Júlia Palha e a comentadora Maria João Avillez, fazem a capa desta semana. E ainda: entrevista a Mel Robbins, a autora da filosofia antisstresse do Deixa Estar; os obsessivos-compulsivos.
No nosso best-of também há espaço para a bebida. Estes são 6 vinhos de que não nos esquecemos, e que nos conquistaram este ano.
Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.
Um vinho ímpar é o que nos traz a Van Zeller com o Kaputt, o segundo de uma edição experimental multicolheita que justifica o seu preço
O primeiro a nascer em Portugal foi um importante homem de negócios no Porto – o escultor Soares dos Reis fez-lhe um busto da mulher, a viscondessa Andreza. Com o segundo conde, o comboio chegou a Cascais e o projeto de uma estância turística que rivalizasse com a Côte D’Azur começou a ganhar forma.
Cindy Crawford lança a sua tequila. Os Iron Maiden têm um tinto do Douro prestes a chegar ao mercado. E até os Xutos & Pontapés dão cartas num vinho do Alentejo com edições especiais. Esta moda entre as estrelas veio para ficar: o fator-chave é a notoriedade.
Privaram com a família real britânica e com Salazar – de quem um deles foi ministro. Foram acionistas da Fidelidade, administradores do BES e do Banco de Portugal. Mas também houve um arquiteto rebelde, preso pela PIDE.
Os Symington, donos de 27 quintas no Douro, têm um antepassado que esteve na Guerra com Winston Churchill. Disputam a liderança com empresas como a Fladgate, com um espião na história das suas marcas. A lendária Ferreira, comprada pela Sogrape a 130 primos, foi fundada por Dona Antónia – os seus dois filhos acumularam tantos luxos que faliram ambos.
A Van Zellers & Co. submergiu 102 garrafas do seu Vintage 2020 no Porto de Sines, onde vão ficar durante um ano. Cada uma custa €1000.
Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.
Traficantes que mostram as fábricas de cocaína ou criminosos que explicam como arranjam órgãos humanos para vender – a jornalista tem acesso aos submundos. O seu programa volta ao National Geographic.