
Entregue à PJ "El Ruso", o evadido de Vale de Judeus
Lohrmann foi capturado em Alicante, na Espanha, e cumpria em Vale dos Judeus uma pena de prisão de 20 anos.
Lohrmann foi capturado em Alicante, na Espanha, e cumpria em Vale dos Judeus uma pena de prisão de 20 anos.
O fugitivo da cadeia de Vale de Judeus foi recapturado em Tânger, Marrocos, a 6 de outubro de 2024.
Segundo a tutela, foram "apurados indícios fortes de violação de deveres disciplinares", que justificam a aplicação da sanção, considerada grave.
Mark Cameron Roscaleer foi recapturado em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional espanhola e foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ) no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Caia/Badajoz.
Depois da fuga dos reclusos de Vale de Judeus a questão da videovigilância foi amplamente discutida e agora a DGRSP está a instalar novos sistemas de videovigilância em algumas cadeias.
O RASI aponta para uma diminuição da criminalidade geral, mas um aumento da criminalidade violenta e grave. Violência doméstica continua a ser um dos crimes mais participados.
Mesmo com este aumento de presos não se verifica uma situação de sobrelotação prisional pelo sexto ano consecutivo, uma vez que a taxa de ocupação das prisões ficou pelos 96,8%.
Neste momento, só o português Fernando Ferreira, recapturado em novembro do ano passado no concelho de Montalegre, é que foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Monsanto.
Pedro Proença disse ainda no NOW que "o Serviço de Auditoria Interna tem 45 dias, segundo a lei, para concluir esses processos, mas até hoje o caso permanece sem esclarecimento".
A PGR explicou que, depois de ter sido feito o pedido formal de extradição de Fábio Loureiro, detido há cerca de cinco meses em Marrocos, "o tribunal [daquele país] pronunciou-se a favor da extradição na fase judicial" no final de novembro de 2024. Faltando a parte administrativa.
Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, em 7 de setembro de 2024, foram recapturados em Alicante, pela Polícia Nacional de Espanha, "depois de um persistente e ininterrupto trabalho de recolha e de troca de informação" entre a PJ e as autoridades espanholas, anunciou na quinta-feira a PJ.
O outro fugitivo de Vale de Judeus, Mark Roscaleer, também detido na quinta-feira em Espanha, será levado à Audiência Nacional no domingo.
O diretor-geral da Polícia Nacional de Espanha acrescentou que as autoridades estão "conscientes" de que não há fronteiras para o crime nem para a cooperação policial.
Rodolfo Lohrmann e Mark Roscaleer estavam juntos em Alicante, Espanha.
A Polícia Nacional divulgou, esta sexta-feira, as imagens que mostram Rodolfo Lohrmann e Mark Roscaleer a serem recapturados pelas autoridades.
Os últimos dois fugitivos eram Rodolfo Lohrmann "El Ruso" e Mark Roscaleer. Estavam a cumprir penas de 20 e de nove anos. Foram encontrados em Alicante, em Espanha.