
Surto de infeções respiratórias na China devem-se a agentes patogénicos conhecidos
A garantia é da Comissão Nacional de Saúde do país, que está a trabalhar em conjunto com a Organização Mundial de Saúde.
A garantia é da Comissão Nacional de Saúde do país, que está a trabalhar em conjunto com a Organização Mundial de Saúde.
Ana Paula Martins, ex- bastonária dos Farmacêuticos, vai liderar o maior hospital do país e terá convidado o professor da Universidade de Medicina da Faculdade de Lisboa para um cargo.
Dois novos estudos mostram que quem gosta de acordar tarde tem mais propensão a ser depressivo. Viver num mundo de horários feitos para pessoas que acordam cedo e menor exposição solar podem ser as razões para esta propensão.
Treino de seis meses permitiu apurar que os cães têm uma taxa de sucesso de 95% na deteção da doença, mesmo em quem não tem sintomas.
Os casos de coronavírus foram detetados numa fazenda de criação de visons (ou martas) na região da Pomerânia, no norte da Polónia.
Os Estados Unidos são o país que lidera em número de casos e mortes, com 11,2 milhões de infeções e 247.220 óbitos.
Foi possível demonstrar a eficácia da radiação UV na eliminação do novo coronavírus nas superfícies em várias latitudes, com valores definidos para cidades como Lisboa, São Paulo (Brasil) ou Viena (Áustria).
O projeto de investigação e colaboração clínica será liderado pelo professor Markus Maurer, médico e investigador principal do serviço de Imunoterapia e Imunocirurgia da Fundação Champalimaud.
Investigadores que estão a estudar tecidos removidos no decurso de cirurgias de narizes de pacientes acreditam ter descoberto a razão para tantos infetados com covid-19 perderem o olfato.
Alucinações paranóicas podem atrasar a recuperação dos pacientes e aumentar risco de outras doenças posteriores, como depressão ou lesões cerebrais. Pacientes chegam a arrancar os tubos.
Em abril surgiram os primeiros indícios de que a covid-19 afetaria, não só os pulmões e intestinos, mas também o cérebro.
A maioria dos especialistas continua confiante que uma eventual vacina será desenvolvida mas aprender a viver com a doença poderá ser uma necessidade.
Apesar de haver provas que sugerem que os morcegos são o reservatório da síndrome, cientistas continuam sem saber que animal pode ser o hóspede intermediário que facilitou a transmissão do vírus aos humanos.
Os fagos são vírus que atacam as bactérias - mas que também as podem "informar" sobre como resistir a antibióticos.
Pela primeira vez no mundo, os médicos fizeram um transplante de rim entre pacientes diagnosticados com o vírus HIV. Até agora, as doações provinham de seropositivos falecidos.
Remoção das proteínas associadas à doença reacende esperança.