
Festival literário 5L arranca esta segunda-feira em Lisboa
O festival decorre entre esta quinta-feira, 5 de maio, e domingo, dia 11, e vai contar com a presença de escritores internacionais como Amin Maalouf, Paul Lynch e Juan Villoro.
O festival decorre entre esta quinta-feira, 5 de maio, e domingo, dia 11, e vai contar com a presença de escritores internacionais como Amin Maalouf, Paul Lynch e Juan Villoro.
Apesar deste "sinal do grande fulgor do poeta", Rita Marnoto não esconde as dificuldades para a prossecução do trabalho da estrutura que lidera.
Garrafas, tampas e todo o tipo de embalagens de plástico são apanhadas nas praias por catadores ou entregues por restaurantes e comércio, avolumando-se num estaleiro dos serviços municipais no centro da ilha.
Quem é Ricardo Ferreira de Almeida, que aos 49 anos venceu o prémio de revelação literária da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)? Falámos com o escritor sobre o seu trabalho.
Podem falar de pão ou de medo para explicar porque escrevem. No X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, organizado pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), em Santiago (Cabo Verde), também se falou das muitas línguas mãe e de uma sombra colonial que teima em não se dissipar.
Escrever em Português e nunca ter publicado um livro são as duas únicas condições para concorrer ao Prémio de Revelação Literária da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Lusófona). Este ano, um dos concorrentes tinha 87 anos. E até da Suécia e da Eslovénia chegaram candidatos.
A organização destaca a elevada adesão por parte dos editores e livreiros, num contexto de pandemia "e de incerteza económica".
Presidente da República já lamentou a morte do diplomata, considerando-o "membro de uma notável linhagem familiar diplomática". Foi vitima de doença prolongada.
Paços do Concelho da Câmara de Lisboa receberam a reunião magna anual da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
O Presidente da República fez um apelo ao voto nas eleições para o Parlamento Europeu e afirmou que quem optar pela abstenção não deve, depois, vir "dizer que se arrepende".
"Espero um dia bonito, que é, que seja um jogo bonito, que vai ser, que seja um jogo com um final justo", afirmou o Presidente da República.
A passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui fez pelo menos 786 mortos e afetou 2,9 milhões de pessoas.
Câmara Municipal de Lisboa lançou campanha de solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai em Moçambique, definindo 11 pontos de recolha de donativos em quartéis do concelho.
Angola atravessa uma crise económica profunda, com uma recessão em que o PIB não cresce há 3 anos consecutivos e a dívida pública aumenta, atingindo já 71% do PIB.
Os participantes da Feira do Livro esperam que "o último dia da feira vá permitir que as vendas superem as do ano passado", afirmou Bruno Pacheco, secretário-geral da APEL.
Secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa recordou o líder da Renamo como alguém que "cumpria a palavra".