
Taxa municipal turística em Guimarães deverá estar aprovada até junho
Valor a cobrar ainda não está definido mas poderá ser "harmonizado" com Braga, que se propõe a cobrar 1,5 euros por dormida.
Valor a cobrar ainda não está definido mas poderá ser "harmonizado" com Braga, que se propõe a cobrar 1,5 euros por dormida.
A Juventude Social-Democrata denunciou a situação de estudantes que são obrigados a pagar a Taxa Municipal Turística apesar de se encontrarem em Lisboa a estudar no Ensino Superior.
A medida, implementada em Março deste ano, apresentou receitas bem acima dos seis milhões anuais previstos pela Câmara Municipal do Porto.
Era suposto render sete milhões de euros por ano, mas a cobrança da taxa de um euro por pessoa nas chegadas ao aeroporto e ao terminal de cruzeiros de Lisboa nunca foi posta em prática. E agora vai ser reformulada pelo município.
A Câmara de Gaia também pretende avançar com a cobrança de uma taxa turística até dois euros por cada dormida em alojamentos turísticos na cidade. A proposta que permite iniciar o processo de criação da taxa deverá ser aprovada na próxima reunião do executivo municipal.
Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada no ano passado sobre as dormidas de turistas nacionais e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local