O inimigo da UE é quem protege o ambiente?
A direita quer reduzir o financiamento europeu às ONGs de forma a canalizar recursos para outras agendas políticas como a defesa
A direita quer reduzir o financiamento europeu às ONGs de forma a canalizar recursos para outras agendas políticas como a defesa
Nos conflitos de interesses, como em tudo neste país, há filhos (e esposas) e há enteados. Há descartáveis e inamovíveis.
Da mesma maneira que a publicação de "índices de percepção" acerca da corrupção não fazem qualquer mossa no desenvolvimento dessa nociva actividade económico-social, a propaganda sobre a "insegurança" de nada serve no que respeita ao combate à criminalidade.
No índice, Portugal partilha o 43.º lugar com o Botswana e o Ruanda, mas fica mais bem colocado do que parceiros europeus como Espanha e Itália.
Dono de uma fortuna de €4,5 mil milhões, domina a política georgiana apesar de só ter sido primeiro-ministro durante 13 meses, em 2012. Enriqueceu na Rússia, vive num palácio com heliporto e jardim zoológico e mantém relações próximas com Moscovo.
A Integrity Watch Portugal é uma nova plataforma que permite consultar dados sobre os deputados da AR e os seus interesses declarados, para reforço da integridade política.
Uma criança em Portugal até se tornar adulta pode percorrer todo o ensino oficial e obrigatório, do ensino básico ao secundário, sem lhe ser ministrado uma única aprendizagem ou conteúdo educativo obrigatório centrado em "anticorrupção", transparência, ética ou integridade!
A associação Transparência e Integridade denuncia a "porta giratória" que é prova da "captura do poder judicial pelos interesses políticos". Desde 2015, passaram pelo Governo 23 magistrados.
Quase nove em cada 10 portugueses acredita que existe corrupção no seio do Governo e 41% crê que a corrupção aumentou nos últimos 12 meses, aponta um estudo da Transparency International.
A encenação política em torno da aprovação do Orçamento do Estado serviu (este ano e em todos) para nos distrair de outra coisa verdadeiramente importante: o Orçamento do Estado.
Relatório realizado pela Tranparency International EU revela 29 bancos da UE que registam lucros em locais sem funcionários. Responsável da organização apela a que a União Europeia tome as medidas necessárias.
Para a nova presidente da Transparência e Integridade (TI-PT), Susana Coroado, o programa de combate à corrupção do Governo é insuficiente. "Não menciona uma única vez a questão do branqueamento de capitais".
O discurso político nacional tem sido unânime no sentido de encarar o combate à corrupção como uma prioridade e Portugal, ao longo dos anos e com os seus sucessivos Governos, tem vindo a acumular pacotes de medidas anticorrupção os quais, na prática, pouco ou nada resolvem o problema.
Quem é o figurão internacional que comprou um passaporte no Chipre e, quando esse país apertou os controlos, veio comprar outro a Portugal?
Acidente destruiu reservas de cereais e o porto por onde entram 70% das importações de um país que importa quase tudo o que consome - e onde metade da população estava na pobreza ou a caminho dela, antes da explosão.
Cada passo da Operação Lex é mais alarmante que o anterior. A República de Abril pode acabar como a velha Roma, a morrer no estádio.