Sábado – Pense por si

Lusa

Governo tem "reservas" à subida do imposto sobre tabaco proposta por Bruxelas

"Portugal tem reservas a que se aplique uma tributação igual aos cigarros e a outras formas de fumar menos nocivas para a saúde", afirma o Governo, por acreditar que "o aumento da tributação [que daí resultará] tenderá a provocar mais comércio ilícito, à semelhança do que já acontece em vários países que seguiram essa opção".

Ana Taborda

A guerra entre o comandante e a sua boss, Tchizé

Richard Sterling acusa os representantes da Nastroblue de despedimento ilícito e exige mais de 70 mil euros em salários e despesas. O caso está em Tribunal e na Autoridade para as Condições do Trabalho – há mensagens a chamar-lhe desonesto, alegações de furto e queixas de assédio laboral.

Carlos Torres

Patrícia Mamona: "Vou voltar a competir e quero acabar a carreira nos Jogos Olímpicos"

A atleta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está a recuperar há dois anos de uma lesão que a obrigou a ser operada ao joelho esquerdo. Patrícia Mamona, de 36 anos, afirmou esta quarta-feira que está quase a regressar e não pretende retirar-se sem antes voltar às pistas. E deseja fazê-lo apenas em 2028, em Los Angeles.

Ana Bela Ferreira

Portugal estuda modelo que vai dar dinheiro aos trabalhadores para formação

Em vez de serem as instituições a receber os fundos europeus para as formações ao longo da vida, Portugal tem um grupo de trabalho para aplicar as Contas Individuais de Aprendizagem. A SÁBADO falou com Pedro Martins, o perito designado pela Comissão Europeia para apoiar o grupo onde estão os ministérios do Trabalho e da Educação e os parceiros sociais (CIP, CCP, UGT, CGTP).

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

Carlos Gonçalo Morais

Quase 20 anos depois, Armindo está a ter uma segunda vida no Benfica

Filho de um guerrilheiro e de uma vendedora de peixe, Bruma veio da Guiné-Bissau aos 12 anos para tentar a sorte no Benfica. Destacou-se no Sporting, mas acabou por sair em litígio do seu clube do coração. Desde que regressou a Portugal, vive o melhor momento da carreira.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h