
Graça Freitas apela à população que volte a usar máscara
DGS recomenda proteção nos espaços interiores, numa altura em que disparam novos casos de Covid.
DGS recomenda proteção nos espaços interiores, numa altura em que disparam novos casos de Covid.
A linha foi criada no dia 01 de abril de 2020, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental na pandemia, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8.000 de profissionais de saúde.
Os dados apontam que, desde o início da pandemia até 26 de fevereiro, a maioria dos infetados eram assistentes operacionais (8.732), seguidos dos enfermeiros (7.357).
Para o sindicato, a falta de meios humanos, de camas e até de oxigénio tem levado à acumulação dos doentes em maca, à porta dos hospitais e nas ambulâncias.
O SIM sublinha que deve ser obrigatório os lares privados e sociais terem um quadro médico próprio, garantindo-se assim que não sejam desviados médicos do SNS e o Orçamento do Estado tenha um "efetivo reforço do investimento no SNS, com valorização da carreira médica".
Artigo publicado na Acta Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem dos Médicos, critica um plano "muito intencional e pouco operacional".
Número disparou em 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde.
São 70 mil os profissionais que estão inscritos para fazer gestão clínica através da aplicação Trace covid-19.
Associação nacional das Unidades de Saúde Familiares acusou a DGS de "desvalorizar o potencial" dos enfermeiros e secretários clínicos das equipas de saúde familiar.
Segundo os dados do último boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas 43 doentes já recuperaram, um número que se mantém inalterado desde o dia 27 de março.