Sábado – Pense por si

David Loriot/L'Équipe

Rafael Nadal: "Nunca fui escravo do ténis. Não sinto que tenha sacrificado nada"

Retirado desde novembro de 2024, não voltou a pegar numa raqueta e garante que não tem saudades. O tenista espanhol, vencedor de 22 Grand Slams, fala da carreira, da família e também de antigos adversários, não tendo dúvidas que atualmente Carlos Alcaraz e Jannik Sinner estão muito acima dos outros.

Vanda Marques e Lucília Galha

Leão XIV: A vida do primeiro papa americano

Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.

Sónia Bento

Leão XIV: O vermelho, o ouro, o anel e o relógio digital

O novo pontífice optou pela tradicional vestimenta papal que Francisco recusou, num sinal de simplicidade. O norte-americano recuperou a mozeta encarnada, a estola com bordados dourados, os sapatos encarnados e o colar com a cruz de ouro. Mas acrescentou um toque moderno ao traje.

Débora Calheiros Lourenço

Quem foi o último papa a escolher o nome Leão?

Leão XIII foi nomeado papa em 1879. O italiano é visto como o pioneiro na defesa da Doutrina Social da Igreja e tentou aproximar a Igreja das questões mais contemporâneas.

Vanda Marques

O tenista que defende a humildade: o que pensa Leão XIV

Contra o luxo, a favor da compaixão, da sinodalidade e muito próximo de Francisco. Diz que não podem fechar "a porta da Igreja às pessoas que sofreram abusos". Mas há quem o acuse de não ter sido eficaz na questão dos abusos sexuais. Esteve em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e recorda a alegria dos jovens.

Carlos Torres

Jaime Faria. “O que ganhei na austrália já dá para salvar a época”

O seu objetivo é jogar todos os Grand Slams, pois em termos financeiros “é uma grande diferença, recebe-se 300 a 350 mil euros” e fica-se garantido. Jaime Faria, que já ganhou um set a Djokovic, recorda a infância, quando ia com o pai para os museus, e fala do treino mental e da paixão pelo Sporting - e de Gyökeres.

Ana Taborda

Vende-se: água do mar para beber e cozinhar

Captada a mais de 20 metros de profundidade, está à venda no Celeiro, mas também no El Corte Inglés. Há quem a beba todos os dias e em alguns sites as vendas crescem a 600%.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30