
Refinaria de Sines é o maior poluidor do país
Nas contas da associação ambientalista Zero, os 10 maiores poluidores aumentaram 18% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2022.
Nas contas da associação ambientalista Zero, os 10 maiores poluidores aumentaram 18% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2022.
A instalação de equipamentos para reduzir a poluição da Central do Pego poderá ter causado um prejuízo ao Estado de cerca de 19 milhões de euros.
A Refinaria de Sines mantém-se pelo segundo ano consecutivo como a instalação mais poluente. Emissões aumentaram 2,4% entre 2020 e 2021.
De acordo com o Governo, "no calendário do processo incluem-se a análise e avaliação, que culmina com relatório preliminar do júri a publicar no sítio da Internet da Direção Geral de Energia e Geologia [DGEG] a 7 de fevereiro (...); ponderação, pelo júri, das observações formuladas pelos concorrentes e elaboração de relatório final de análise das propostas até 21 de fevereiro e notificação (...) do direito de reserva de capacidade de injeção na RESP até 25 de fevereiro".
Nascido em 01 de janeiro de 1936, em Lisboa, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto teve a sua formação profissional como engenheiro civil, no Instituto Superior Técnico.
Ocorreram 52 audições, com uma duração total de 199 horas. Objetivo era investigar o pagamento de rendas excessivas aos produtores elétricos.
Presidente executivo da EDP explica o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor, sobretudo relativas à implementação dos CMEC.
Presidente executivo da EDP vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor, sobretudo relativas à implementação dos CMEC, e ligações ao gabinete do antigo ministro.
O administrador da EDP Manso Neto admitiu esta terça-feira ter sido autor de uma proposta de resolução relacionada com os CMEC, considerando que "o importante não é quem manda o contributo", mas "o órgão de soberania que decide".
A EDP "não se podia acantonar, presa ao passado", afirma Manso Neto.
O administrador executivo da EDP considera que o "conceito de rendas excessivas não existe e resulta de erros". Manso Neto está a a ser ouvido no Parlamento.
O pagamento da taxa da energia pelas centrais atribuídas por concurso público faz parte da lista das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 apresentada pelo PS.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética abriu a porta à extensão da taxa da extraordinária da energia (CESE) às centrais atribuídas por concurso público.
O antigo assessor do ministro da Economia Carlos Tavares, admite que participou enquanto técnico no desenho do regime dos CMEM, tal como participaram os reguladores, apontou.
O actual administrador da REN, e arguido no caso das rendas da energia, critica algumas das contas da ERSE no relatório em que o regulador conclui o valor das sobrecompensações da EDP.
O antigo presidente da Autoridade da Concorrência considera que nunca houve concorrência no mercado de electricidade em Portugal. E não vê preocupação pelas entidades responsáveis para que haja.