Sábado – Pense por si

Lusa

Governo tem "reservas" à subida do imposto sobre tabaco proposta por Bruxelas

"Portugal tem reservas a que se aplique uma tributação igual aos cigarros e a outras formas de fumar menos nocivas para a saúde", afirma o Governo, por acreditar que "o aumento da tributação [que daí resultará] tenderá a provocar mais comércio ilícito, à semelhança do que já acontece em vários países que seguiram essa opção".

Lusa

Associação Zero defende proibição de publicidade a combustíveis fósseis

Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".

Medicina antienvelhecimento (3)

É do conhecimento comum que o álcool, o tabaco e as drogas são um perigo para a saúde e para a condição física. Mas existem outros riscos que, visto estarem infiltrados no nosso quotidiano, são tão perigosos como estes. O açúcar, os alimentos processados, o glúten, o mercúrio das amálgamas dentárias ou o flúor das pastas dentífricas.

A doença como um erro no sistema

Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h