
Privatização de 100% da ANA teve a ver "com o contexto de necessidade"
"O País estava na situação que estava", disse Sérgio Monteiro, sublinhando que havia necessidade de "maximizar o encaixe financeiro" e abater a dívida pública.
"O País estava na situação que estava", disse Sérgio Monteiro, sublinhando que havia necessidade de "maximizar o encaixe financeiro" e abater a dívida pública.
O antigo secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro, do governo PSD/CDS-PP, disse em tribunal que era previsível o chumbo do TdC ao contrato da ligação de TGV Poceirão-Caia.
Sérgio Monteiro vai ser interrogado como testemunha sobre a sua intervenção na concessão do troço de TGV Poceirão/Caia.
Em causa estará o projeto do troço Poceirão-Gaia do TGV, uma obra adjudicada a um consórcio do qual fazia parte o Grupo Lena.
A dona da Meo anunciou que concretizou a venda de 75% da empresa Torres de Portugal ao consórcio do qual fazem parte Sérgio Monteiro e Pires de Lima.
O ex-secretário de Estado e consultor de Carlos Costa na venda do Novo Banco chega a presidente do banco de investimento público.
O accionista único do Novo Banco acaba de aprovar as contas relativas ao ano passado, em que os prejuízos caíram para 788,3 milhões. Relatório é o primeiro desde 2014 que não apresenta reservas do auditor.
Falta de transparência e regras em constante mudança: o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto deixa críticas à alienação do Novo Banco à Lone Star. Rui Rio pede o cancelamento e diz que "o Governo não pode fugir a nenhuma responsabilidade".
Um grupo de investidores que diz ter 30% das obrigações do Novo Banco propõe-se comprar a instituição e critica a troca de dívida indispensável à venda do banco à Lone Star. Proposta surge a poucos dias do início dos contactos que vão lançar a operação da troca, que arrancam na próxima semana.
A audição desta quarta-feira falou só sobre temas gerais e deixou para data a definir a convocatória para ouvir o governador do Banco de Portugal sobre a alienação do Novo Banco à Lone Star.
Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal na venda, diz que Lone Star fica sem dividendos por oito anos.
Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal na venda, diz que Lone Star fica sem dividendos por oito anos.
Sérgio Monteiro garante que não trabalhará para a Lone Star nem para o Novo Banco depois de concluído o processo de venda. "Considero-me eticamente impedido de trabalhar ou ter qualquer relação profissional com o comprador", sublinhou.
Sérgio Monteiro recusa adiantar cenários sobre o valor que o Fundo de Resolução ainda pode ser chamado a injectar no Novo Banco. Mas defende que "a gestão dos activos deve ser feita de forma a minimizar" novas injecções.
A operação de troca de dívida do Novo Banco vai ser desenhada de forma a que não seja entendida como "destruidora de valor" por parte dos investidores. "Oferta será feita de forma a que a operação de venda se conclua", garantiu Sérgio Monteiro.
O Banco de Portugal descartou a possibilidade de dispersar o capital do Novo Banco em bolsa porque a instituição tinha contas com reservas. Regras dos Estados Unidos desvalorizavam o activo. Restantes propostas nunca foram firmes.