
María Corina Machado e Edmundo González Urrutia vencem prémio Sakharov
A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 18 de dezembro, em Estrasburgo, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu.
A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 18 de dezembro, em Estrasburgo, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu.
Os três candidatos resultaram de uma votação realizada esta quinta-feira pelos membros das comissões dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento do Parlamento Europeu.
Chegou ao fim o caminho do líder da oposição russa. Antes de ser preso, Navalny afirmou esperar uma pena "longa, estalinista". Morreu aos 47 anos.
Amini morreu no ano passado depois de ter sido detida pela chamada polícia da moralidade por não usar corretamente o véu obrigatório, o que desencadeou um movimento de protesto generalizado no Irão pelos direitos das mulheres.
A obstetra norte-americana foi uma das finalistas do Prémio Sakharov 2023, sendo distinguida como uma das mulheres que luta pelo aborto gratuito, seguro e legal.
A irmã de Afsoon Najafi perdeu a vida apenas cinco dias depois de a morte de Mahsa Amni ter originado protestos por todo o Irão. Desde então, a iraniana se tornou uma voz pela liberdade no país.
O prémio Sakharov 2023, atribuído a Jina Mahsa Amini (que morreu em 2022) e ao movimento iraniano Mulher, Vida, Liberdade, foi entregue esta terça-feira em Estrasburgo.
Quem são e o que fizeram todos os premiados pelo Parlamento Europeu com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento? Prémio de 2023 é entregue esta terça-feira, 12 de dezembro.
"Sou uma mulher iraniana que tem orgulho e honra em contribuir para esta civilização, uma mulher que hoje é vítima da opressão de um regime religioso tirânico e misógino", escreveu Narges Mohammadi, no discurso lido pelos filhos durante a entrega do Nobel.
A jovem morreu a 16 de setembro de 2022 às mãos da polícia da moralidade o que acabou por dar origem a meses de manifestações em grande escala contra os líderes políticos e religiosos do Irão, cuja repressão resultou em centenas de mortes e milhares de detenções.
Galardão será entregue de forma póstuma à jovem de origem curda, que morreu em 2022, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.
A URSS foi para muitos a esperança de um mundo fraterno, solidário e igualitário. Um raio de luz contra o capitalismo. Mas acabou por se tornar um sinónimo de tirania, terror e servidão, que deixou para trás um legado de muitos milhões de mortos
Parlamento Europeu entregou esta quarta-feira o galardão para a Liberdade de Pensamento. Representantes do povo ucraniano estiveram em Estrasburgo, onde se assinalou um minuto de silêncio por todas as vítimas da guerra.
Esta quarta-feira o Parlamento Europeu entrega o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2022 ao povo ucraniano pela sua resistência contra a invasão russa. Mas quem foi o homem que dá nome à mais alta distinção da defesa dos direitos humanos do Parlamento Europeu?
Recorde o ativista dos direitos humanos e dissidente russo Andrei Sakharov no dia em que o povo ucraniano é galardoado com o prémio do Parlamento Europeu
É o distinguido com o Prémio Sakharov 2022. Mas as tensões provocadas pela guerra, religiosas, linguísticas, culturais, criam um risco para o futuro democrático.