UE e Reino Unido: virar de página
Neste processo de reconciliação entre europeus e britânicos há, pelo menos, dois riscos: o Presidente Trump e política doméstica em Inglaterra.
Neste processo de reconciliação entre europeus e britânicos há, pelo menos, dois riscos: o Presidente Trump e política doméstica em Inglaterra.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, tem-se destacado como um dos atores mundiais que está a liderar o apoio à Ucrânia depois de Donald Trump ter chegado à Casa Branca, em várias ações coordenadas com a União Europeia, de que não faz parte desde 2020.
Venceu este sábado as eleições internas do Partido Conservador do Reino Unido com 57% dos votos. Foi criada na Nigéria, já trabalhou no Mc'Donalds e já foi nomeada ministra do ano pelos seus ideias radicais e linguagem mordaz.
Esteve na linha da frente do combate escocês pela independência. Enquanto primeiro-ministro, foi o rosto do referendo em 2014 e fez reformas profundas na região.
Cinco pessoas foram condenadas a 4 e 5 anos de prisão por "conspiração para causar distúrbios públicos". São superiores à média das penas de prisão aplicadas a crimes de furto, crimes violentos ou crimes relacionados com drogas.
A capacidade mobilizadora e o poder transformador dos coletivos de resistência climática são hoje inegáveis. Sentados no alcatrão, estes ativistas estão a fazer história.
Com uma derrota histórica, o atual líder do Partido Conservador do Reino Unido optou por se demitir. Quais são os prováveis candidatos à liderança do partido?
Antecessor conservador, Rishi Sunak, planeava iniciar expulsões já este verão. Autoridades terão até começado a fazer detenções de migrantes para serem enviados para o país africano.
Fundador do Partido Reformista derrubou uma maioria conservadora conquistando Clacton, em Essex, no sudoeste de Inglaterra. Um dos principais rostos do Brexit chega ao parlamento britânico depois de ter sido eurodeputado.
O Partido Trabalhista venceu as eleições gerais britânicas, mas Keir Starmer apenas se tornou realmente primeiro-ministro após uma cerimónia cuidadosamente coreografada, durante a qual o rei Carlos III lhe pediu formalmente que forme um novo Governo.
O líder do Partido Trabalhista prepara-se para suceder a Rishi Sunak, cujo partido Conservador deverá sofrer uma pesada derrota.
Rishi Sunak deverá ser o último primeiro-ministro Conservador dos últimos 14 anos, já que as sondagens atribuem o poder ao partido Trabalhista, de Keir Starmer.
Os britânicos são chamados às urnas no dia 4 de julho, depois de Rishi Sunak convocar eleições antecipadas.
O líder do partido trabalhista britânico é uma figura apagada, de origens humildes, que os britânicos conhecem mal, mas tudo indica que terá a oportunidade de mostrar o que vale nas eleições de dia 4 de julho. Após 14 anos de domínio conservador, o Reino Unido prepara-se para virar o jogo político.
Rússia e China ausentes no evento que acontece na Suíça este fim-de-semana e que reunirá cerca de 90 países e organizações internacionais. Objetivo de Zelensky, que atravessa altura delicada, será de reunir mais apoio.
Por toda a Europa, no que se apregoa (não sem razão) como “maior exercício de democracia do mundo”, muitos vencedores são, ao mesmo tempo, vencidos. É o caso de Portugal.