
Ricardo já tem a data da sua morte
Há 15 anos ficou tetraplégico. Desde então, abriu uma empresa, viu os filhos crescer e é feliz, mas já n ão quer viver – falta-lhe a liberdade. Em 2026, vai morrer através de suicídio assistido.
Há 15 anos ficou tetraplégico. Desde então, abriu uma empresa, viu os filhos crescer e é feliz, mas já n ão quer viver – falta-lhe a liberdade. Em 2026, vai morrer através de suicídio assistido.
Nova versão da lei regressa à Assembleia da República sem promulgação. Em causa a primazia do suicídio assistido.
O galã do cinema anunciou que irá recorrer a esta via. O envelhecimento é visível, após o AVC em 2019, e no ano passado perdeu a mulher pelo cancro. O catedrático em Geriatria, João Gorjão Clara, explica a diferença em relação à eutanásia.
Proposta que também inclui a legalização do suicídio assistido foi aprovada por uma maioria de representantes e segue agora para o Senado, onde não deverá sofrer alterações. Espanha será o quarto país da União Europeia a legalizar eutanásia e suicídio assistido.
Eutanásia e suicídio assistido serão debatidos no Parlamento no dia 20 de fevereiro. Saiba o que está em causa.
"Nenhum médico deve ser forçado a participar da eutanásia ou suicídio assistido, nem deve ser obrigado a tomar decisões de encaminhamento para esse fim", defendeu a associação.
Marieke Vervoort sofria de uma doença degenerativa desde os 20 anos e iniciou em 2008 os trâmites para o suicídio assistido. "Ninguém percebe o que passo a cada dia", disse antes dos JO do Rio de Janeiro.
A eutanásia foi descriminalizada em dois países europeus em 2002 mas há mais países do mundo onde é possível a morte assistida ou o suicídio assistido. Em Portugal, onde o debate chega esta terça-feira ao Parlamento.
Os dois principais partidos, PS e PSD, que somam 175 dos 230 deputados, deram liberdade de voto aos seus deputados.
As religiões, que se uniram de forma inédita em Portugal, pressionam os partidos a não legalizar nem a eutanásia nem o suicídio assistido.
"Os psicólogos podem e devem ser ouvidos no debate em torno da legalização da eutanásia e do suicídio assistido", indica um estudo.
Os bloquistas permitem as duas formas de morte assistida - a eutanásia e o suicídio assistido.
O BE já tinha definido o primeiro trimestre de 2018 como prazo para a entrega de um projecto de lei no parlamento para legalizar a eutanásia e o suicídio assistido.
Bloquistas apresentam o primeiro rascunho de um eventual projecto de lei sobre eutanásia e suicídio assistido em Portugal. Acto médico pode ocorrer no domicílio do doente
O médico psiquiatra, fundador da Associação de Apoio aos doentes depressivos e bipolares, considera que "a chamada morte assistida é um falso direito"
O Governo holandês está a preparar legislação para autorizar o suicídio assistido de pessoas idosas que sintam que a sua vida chegou ao fim