Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

O treinador que fala olhos nos olhos

Assume-se brincalhão e diz que quer estar próximo dos jogadores, mas também é “ambicioso, terra-a-terra e não deixa nada por dizer”, conforme aponta um amigo. Para já, a estreia correu bem.

Marco Alves

Espanha: a lama que salpicou a política

Populações de Valência foram vítimas de uma tromba de água bíblica e de uma teia de guerras partidárias que incluiu até negacionismos climáticos. Os Reis deram a cara à lama. E à fúria.

Susana Lúcio

Cristovão Colombo mais perto de ser português?

Um estudo do ADN do navegador, o primeiro europeu a chegar à América, indica que tinha antepassados judeus sefarditas, população rara em Génova no séc. XV. O mais provável é ser da Península Ibérica.

Lusa

Morreu o embaixador da Colômbia em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte do embaixador e enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo colombiano, na qual transmitiu aos familiares do diplomata "pesar e solidariedade" em seu nome e no do povo português.

Ana Bela Ferreira

Puigdemont foi a Barcelona, falou e desapareceu. Já estará em casa

Líder separatista marcou presença junto ao parlamento catalão onde hoje devia tomar posse o novo presidente regional, o socialista Salvador Illa. Falou em público, mas escapou à Operação Jaula que estava montada para o deter. Dois agentes foram detidos.

Ângela Marques

Espanha, a seleção mais previsível da Europa

Neste mês que passou, não houve bazófia portuguesa, autoconfiança francesa, cinismo italiano, frieza alemã ou crença inglesa que tirasse os espanhóis do seu caminho: e o caminho deles era o de levar a taça para casa.

Débora Calheiros Lourenço

Como pensa (e age) Martínez

O selecionador manteve um discurso positivo em todas as conferências de imprensa, mesmo quando as exibições em campo não foram as melhores.

Luana Augusto

Suécia diz que avião militar russo violou espaço aéreo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia classificou a violação do espaço aéreo como "inaceitável" e garantiu que os funcionários da Embaixada da Rússia em Estocolmo seriam convocados ao seu ministério, devido ao incidente.

A primeira coisa que a liberdade me deu

Aquilo que era impensável no Estado Novo tornou-se possível depois da revolução. Doze personalidades contam à SÁBADO aquilo que puderam fazer depois de derrubada a ditadura. Usar minissaias, ver a família, apoiar os presos políticos ou simplesmente regressar a Portugal.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.