
Vale de Judeus. Raio-x a uma crise prisional
Os reclusos, com cadastro violento, de furto a homicídio, exploraram as fragilidades dos serviços prisionais portugueses na preparação da fuga.
Os reclusos, com cadastro violento, de furto a homicídio, exploraram as fragilidades dos serviços prisionais portugueses na preparação da fuga.
Documento será assinado pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, pela Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional e pelo Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional.
As reuniões desta sexta-feira servirão, segundo um comunicado Ministério da Justiça, para estabelecer um protocolo negocial e apresentação dos pressupostos da negociação entre as partes.
Da agenda desta ronda de reuniões constam a definição e estabelecimento da metodologia e protocolo negocial e a apresentação dos pressupostos do âmbito e objeto para negociação entre as partes.
O guarda precisou de levar pontos no sobrolho e ficou com o nariz partido, tendo de ser assistido no hospital. Sindicato responsabiliza escassez de pessoal.
A ministra da Justiça disse que aguarda a resposta dos sindicatos dos guardas prisionais sobre a proposta de promoção de 133 elementos a guardas principais e a equiparação à PSP.
Este domingo terminou uma paralisação que começou em 15 de dezembro.
Serviços mínimos prevêm só uma visita por semana e quem já usufruiu não teve direito a mais.
Francisca Van Dunen acredita "que haverá bom senso e que será possível encontrar uma solução".
O advogado Fernando Moura refere que, "por via de um objectivo abuso do direito à greve", está impedido de "estudar os processos com os arguidos presos".
Marcelo Rebelo de Sousa considera que as greves que têm decorrido estão relacionadas com três factores, um dos quais é a expectativa que as pessoas criaram sobre uma resposta rápida às reivindicações.
A expectativa de resposta a "algumas reivindicações" sociais motiva onda de greves, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.
O Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SICGP) iniciou este sábado uma greve de 23 dias, coincidindo com a paralisação marcada por outra estrutural sindical até ao final do ano.
Greve realiza-se após uma reunião dos sindicatos com representantes do Ministério da Justiça na quinta-feira.
O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional entregou no Ministério da Justiça um levantamento das categorias profissionais dos guardas para ser analisado pelas Finanças.
Sindicato enviou um comunicado com as orientações que devem ser seguidas durante a greve. Protesto acontece entre 14 e 18 de Dezembro.