
É "perfeitamente possível" um médico ganhar 400 mil euros por cirurgias adicionais, diz diretor do SNS
Álvaro Almeida falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido a pedido da bancada da Iniciativa Liberal.
Álvaro Almeida falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido a pedido da bancada da Iniciativa Liberal.
Questionado sobre o que falhou no caso do dermatologista que recebeu 400 mil euros em 10 sábados de trabalho adicional em 2024, Carlos Martins reconheceu que a falha só pode ter acontecido entre o "momento da consulta de referenciação e a inscrição informática".
As audições a Ana Paula Martins tinham sido solicitadas pelo PS, Chega e IL. No requerimento, a IL recorda que um dermatologista da ULS Santa Maria, terá recebido "mais de 400 mil euros pela realização de cirurgias em apenas dez dias".
As cirurgias adicionais, criadas para diminuir as listas de espera, foram aproveitadas por vários dermatologistas do maior hospital do país para faturar milhares de euros.
O conjunto de orientações surge depois de ter sido noticiado o caso de um dermatologista que terá recebido 51 mil euros em apenas um dia de trabalho no Hospital de Santa Maria, situação que levou à abertura de inquéritos por parte do Ministério Público e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
Amanhã e quarta-feira vai ser debatido na Assembleia da República o programa do segundo governo de Luís Montenegro. Controlar a imigração, redução dos impostos e resolver a crise da Habitação são algumas das prioridades.
Newsletter de quarta-feira
O caso do dermatologista do Santa Maria, que recebeu 715 mil euros em quatro anos, expôs o fosso entre alguns médicos de especialidades cirúrgicas e a maioria dos profissionais de saúde – incluindo da mal paga medicina interna, o pilar dos hospitais. Por entre a insatisfação, uma sociedade médica e um sindicato pedem mais controlo – e incentivos além das cirurgias.
O gabinete da ministra salientou que o então diretor clínico, que se mantém em funções, "tinha um acompanhamento próximo de toda a atividade clínica, particularmente da cirurgia adicional". Em causa está o aumento de 50% do valor pago por estas cirurgias em 2023, quando a atual governante dirigiu o hospital.
A ministra da Saúde também já tinha considerado que este caso "em nada abona na confiança dos portugueses".
Seguiu Medicina depois de uma doença por diagnosticar na adolescência. Em 2016 foi o melhor do seu ano. Escolheu dermatologia porque queria uma boa vida. Quem trabalhou com ele descreve-o como "um Dr. House". Os 400 mil euros que recebeu por dez sábados no Santa Maria não o arrastaram só para um escândalo - puseram no radar o descontrolo financeiro das cirurgias no SNS fora do horário regular.
Luís Montenegro e Ana Paula Martins apresentaram o Plano de Emergência para a Saúde. Programa tem 50 medidas estratégicas, tendo como um dos eixos recorrer mais aos setores privado e social.
O líder social-democrata garantiu: "Vamos para o Governo com uma atitude reformista."
Entidade Reguladora da Saúde considera que houve violação de múltiplas normas de acesso a cuidados de saúde.
No livro "O Negócio da Saúde", o médico neurologista expõe a forma como os grupos de saúde privados têm crescido com o mau funcionamento do setor público. À SÁBADO, o também militante do Bloco de Esquerda, fala ainda sobre a promiscuidade entre os dois setores e sobre a escolha deliberada de suborçamentar o SNS.
Rio, Mayan e Rodrigues dos Santos visitaram o Hospital da Compaixão, que está equipado mas por abrir. Contudo, a obra e o seu dono remetem para contratos em família, ligações políticas e casos na justiça.