Sábado – Pense por si

Pedro Henrique Miranda

Israel e Irão: irá a guerra escalar?

Ataques dos dois lados provocaram um aumento das hostilidades entre as duas potências do Médio Oriente. Falámos com um especialista sobre o que pode acontecer a seguir.

Lusa

TPI emite mandado de captura para ex-ministro russo da Defesa

Os juízes consideraram que havia motivos razoáveis para acreditar que os homens são responsáveis por "ataques com mísseis realizados pelas forças armadas russas contra a infraestrutura elétrica ucraniana" de 10 de outubro de 2022 até pelo menos 9 de março de 2023.

Bruno Faria Lopes

Wagner & companhia: os (vários) exércitos privados das guerras de Putin

O Grupo Wagner é o maior exército privado russo, mas não é o único: há pelo menos mais uma dúzia de froças paramilitares, do Patriot ao Potok da Gazprom, passando pelo Convoy. Vladimir Putin, que incentivou o modelo, quer agora mais controlo sobre os mercenários.

João Carlos Barradas

Rebelião do grupo Wagner. A hora da morte

As forças russas viram o grupo Wagner avançar em território russo sem grande resistência. Putin disse publicamente que ira reprimir o motim, mas até ao momento os confrontos não têm sido duros. O que mostra este gesto de Prigozhin contra Putin? Poderá o líder do grupo Wagner sobreviver se não for bem-sucedido? A análise de João Carlos Barradas.

João Carlos Barradas

Rebelião do grupo Wagner. O motim que desgraça Putin

O grupo Wagner decidiu ocupar a cidade de Rostov, no sul da Rússia, e anunciou estar contra as chefias militares. Putin falou ao país, sem referir o nome do líder do grupo de mercenários, para falar em "facada nas costas" e prometer a reposição da normalidade. O jornalista João Carlos Barradas faz uma análise do impacto que este motim armado pode ter para a liderança de Vladimir Putin.

5
Ana Bela Ferreira

Grupo Wagner recua e regressa às bases, anuncia Lukashenko

Mercenários ocuparam cidade de Rostov e pediam demissão de líderes militares. Putin disse que o país está a travar "a batalha mais difícil pelo seu futuro". Coluna militar do grupo estava a caminho de Moscovo, mas acabou por recuar depois da intervenção do presidente da Bielorrússia, nas negociações.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)