
ADSE vai sair da alçada dos ministérios da Saúde e das Finanças
A tutela do subsistema de saúde dos funcionário públicos deverá mudar para o Ministério Modernização do Estado e da Administração Pública, de Alexandra Leitão.
A tutela do subsistema de saúde dos funcionário públicos deverá mudar para o Ministério Modernização do Estado e da Administração Pública, de Alexandra Leitão.
António Costa disse que Portugal tem mais de 11 mil profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde do que em 2015, dados já citados pela ministra da Saúde e das Finanças. Em valores absolutos, isso não acontece.
Os sindicatos que fazem parte da FENSE consideram que a reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE resultou num "impasse".
Na carta enviada aos ministérios da Saúde e das Finanças, a associação reitera que deve haver uma única convenção da ADSE, com tabelas e regras uniformes.
Atualmente, a substituição de profissionais de saúde, mesmo que temporária, estava dependente de autorização dos Ministérios da Saúde e das Finanças.
O inquérito pedido por Constança Urbano de Sousa aponta para 37 deslocações ao estrangeiro, em cinco anos, pagas por entidades privadas a funcionários dos serviços tutelados pelo Ministério da Administração Interna.
"Chegou a hora de responsabilizar os ministros da Saúde e das Finanças por qualquer situação má que aconteça às crianças", declarou Miguel Guimarães.
Ministérios da Saúde e das Finanças criam Estrutura de Missão para controlar contas do SNS.
Mais do que fazer cálculos sobre a despesa pública na saúde em Portugal comparativamente com outros países, há que tornar o sistema mais eficiente e preparado para as doenças crónicas e a prevenção.
"Os ministérios [da Saúde e das Finanças] ainda não apresentaram nenhuma proposta negocial", indica Federação
A lista de convidados da Oracle para o evento anual da tecnológica nos EUA inclui 11 quadros de entidades públicas. Da lista constam dirigentes dos ministérios da Justiça, Economia e Administração Interna, segundo o Eco.
Sindicatos esperam uma proposta concreta do governo sobre reivindicações salariais e de horários.
O sub-sistema de saúde dos funcionários públicos vai ser transformado num Instituto Público de gestão participada, anunciou Adalberto Campos Costa. Terá de novo dupla tutela da Saúde e das Finanças e representantes dos beneficiários na gestão.
Os Ministérios da Saúde e das Finanças recebem esta segunda-feira os dirigentes do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) em rondas negociais, a decorrer em separado, sobre o valor a pagar aos clínicos pelas horas extraordinárias.