
Petição para que Portugal reconheça Palestina entregue no Parlamento
O documento, proposto por 163 personalidades de todos os quadrantes da vida social, política e cultural, foi entregue por um grupo de peticionários, entre eles Sampaio da Nóvoa.
O documento, proposto por 163 personalidades de todos os quadrantes da vida social, política e cultural, foi entregue por um grupo de peticionários, entre eles Sampaio da Nóvoa.
Entre as dezenas de personalidades que promovem esta petição estão figuras do mundo académico como António Sampaio da Nóvoa, Júlio Machado Vaz ou Maria de Lourdes Rodrigues, ou da cultura, como Ana Bacalhau, Capicua, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Sérgio Godinho ou Rui Reininho, entre outras áreas.
Fernando Nobre e Sampaio da Nóvoa foram os dois casos vindos de fora do mundo partidário a montar candidaturas com expressão. Mas é difícil: é preciso boa vontade, trabalho voluntário e contrariar uma lei que não está feita para eles. Gustavo Cardoso defende um “estatuto do candidato” para equilibrar a corrida para os independentes.
Por limite de idade, Sampaio da Nóvoa foi exonerado do cargo de representante permanente de Portugal junto da UNESCO, agência para a educação, ciência e cultura das Nações Unidas.
O aumento do orçamento da UNESCO vai estar em debate a partir de terça-feira, em Paris, na conferência geral da organização.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e António Sampaio da Nóvoa aponta o "momento muito importante" para a língua de Camões.
"A negação da ciência é um dos gravíssimos problemas que temos", diz o Embaixador de Portugal na UNESCO.
Antigo reitor da Universidade de Lisboa considera que não se deve "começar pela coisa mais fácil" no debate sobre como reduzir o custo dos estudos no ensino superior e pelo que "dá certa popularidade".
Bruno Nogueira, Fausto, Anabela Mota Ribeiro, Sampaio da Nóvoa e João Semedo participam em vídeo que pede que seja a despenalizada a eutanásia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que nomeou António Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO.
Numa resolução do Conselho de Ministros, o Governo volta a justificar a polémica escolha do ex-candidato presidencial para o cargo em Paris, que por tradição é exercido por diplomatas.
Esta decisão de escolher o professor e antigo candidato presidencial Sampaio da Nóvoa já tinha sido contestada.
Diplomatas pediram ao Governo que reconsidere a nomeação Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, mas o Executivo diz que "o processo seguirá o seu curso".
O ex-reitor da Universidade de Lisboa e candidato derrotado à presidência da República será o próximo embaixador de Portugal junto da UNESCO.
O ex candidato presidencial, António Sampaio da Nóvoa, é o próximo embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura - UNESCO.
O comentador político e ex-dirigente do PSD Luís Marques Mendes disse esta noite na SIC que o PS corre o risco de ter uma surpresa desagradável, a propósito de possíveis candidatos do partido à Presidência: a corrida de José Sócrates ao lugar.