Sábado – Pense por si

Lusa

IRS: Pensões de agosto já serão processadas com as novas tabelas de retenção

De acordo com o despacho do Governo publicado na terça-feira no Portal das Finanças, as empresas e as restantes entidades pagadoras de salários e pensões têm de aplicar as novas tabelas desde o início (a partir de agosto), mas se não o conseguirem fazer imediatamente podem corrigir os valores mais tarde, até ao fim do ano.

Margarida Davim

Inflação: Um Orçamento em negação?

Salários e pensões não acompanham a inflação estimada e também não há mexidas nas tabelas de IRS para acomodar a subida dos preços. Governo acredita que a crise inflacionista é transitória e dá argumentos para isso.

Bruno Faria Lopes

Preços altos rasgam o Orçamento do Estado

Compras do Estado mais caras. Exigências de salários e pensões mais altos. Mais dinheiro em juros. A inflação alta porá o novo governo sob pressão logo no arranque.

Jornal de Negócios

Inflação sobe 2,6% e confirma aumentos de salários e pensões

Dados do INE confirmam que a inflação foi de 2,6% em novembro, acelerando. Em termos médios vai em 1%, o que confirma os valores que serviram de base aos aumentos salariais da Função Pública e das pensões, com critérios diferentes.

Lusa

Novas tabelas do IRS isentam de imposto salários e pensões até 710 euros

Uma pessoa solteira e sem dependentes que ganha até 718 euros está este ano a descontar 4% de IRS todos os meses. Caso ganhe até 739 euros, desconta 7,2%. A partir de janeiro de 2022, o limite destes escalões sobe para 720 e 740 euros e as taxas aplicáveis descem para, respetivamente, 1,8% e 4,5%.

"O Programa de Estabilidade não condiciona nada" o próximo Orçamento, diz o PCP

Menos de duas semanas depois de o Governo ter enviado as projecções de curto e médio prazo para Bruxelas, João Oliveira, do PCP, diz ao DN que este documento não decide nem condiciona em nada as negociações para o próximo Orçamento do Estado. E replicou a ideia que vem sendo repetida quer à esquerda quer à direita: Mário Centeno é parecido com Vítor Gaspar.

A lagartixa e o jacaré

De Dijsselbloem a Centeno

O País está condenado a ter a mesma política durante décadas para que ela possa ter resultados, em particular dando prioridade ao pagamento da dívida, por meio de uma austeridade assente na contenção de salários e pensões, diminuição das funções do Estado, pobreza assistida e desregulação e baixa de impostos para as empresas, na esperança de que talvez isso possa significar algum incremento económico

Os sete escalões e o seu impacto no IRS

É a principal aposta deste Orçamento, uma das mais caras e a que chega a mais gente. A descida do IRS chega praticamente a todos, custando 645 milhões de euros ao longo dos próximos dois anos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30