
O estatuto dos profissionais da Cultura é bom para a Cultura?
A medida foi aprovada e o ministro vai ser ouvido no Parlamento hoje às 9h, mas os sindicatos mantêm-se contra um estatuto que dizem "legitimar a precariedade do setor".
A medida foi aprovada e o ministro vai ser ouvido no Parlamento hoje às 9h, mas os sindicatos mantêm-se contra um estatuto que dizem "legitimar a precariedade do setor".
As alterações foram comunicadas pela ministra da Cultura a entidades do setor, durante uma reunião realizada esta quarta-feira de manhã com os seus representantes, e serão abrangidos casos que ficaram excluídos em março.
Teatro Nacional de São Carlos decidiu só pagar 80% de produção cancelada devido à pandemia. Artistas atacam diretora. Sindicato diz que se trata de decisão "injusta e incorreta". Ministério da Cultura não comenta.
O protesto "Na Rua Pelo Futuro da Cultura" pretende ter âmbito nacional e é promovido por várias estruturas.
Com a entrada em vigor do segundo estado de emergência e o decreto de um novo recolher obrigatório, salas de espetáculos um pouco por todo o país viram-se obrigadas a alterar horários ou a adiar programação.
Esta é uma tentativa de contornar as limitações impostas pelo recolher obrigatório, de modo a conseguirem sobreviver a mais uma "machadada" no setor.
O fadista Camané, o cantor Salvador Sobral, o pianista Mário Laginha e o compositor António Pinho Vargas são alguns dos mais de 50 músicos que assinam uma carta aberta contra o racismo e a xenofobia.
"Espero que este seja um exemplo para o país inteiro", pede membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos.
Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos pretende transformar o Rossio, em Lisboa, a Avenida dos Aliados, no Porto, e a zona do Teatro Lethes, em Faro, "num grande espaço de luta, de protesto".