
Espiões, descarados e estrelas
A Rússia de Vladimir Putin inaugurou uma nova forma de espionagem: o ativo descoberto passa a protagonista político, modelo, medalhado ou influencer.
A Rússia de Vladimir Putin inaugurou uma nova forma de espionagem: o ativo descoberto passa a protagonista político, modelo, medalhado ou influencer.
"É claro que haverá um processo judicial. O equipamento pago antecipadamente não foi fornecido", anunciou o CEO da central.
Mais de 300 mil pessoas ligaram-se para assistir à entrevista com o ditador norte-coreano. Mas depois de dias de promessa, o streamer tinha contratado apenas um ator que imitou Kim Jong-un.
Uma investigação das autoridades russas à casa do líder do grupo de mercenários expôs o luxo em que este vivia. Prigozhin passou a ser persona non grata depois do motim falhado contra as chefias militares russas.
Shoigu, alvo de duras críticas por parte do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, deslocou-se a um posto de comando das forças russas na Ucrânia e "reuniu-se com os líderes" de uma das unidades.
Presidente da Rússia acusou os Estados Unidos de estarem a levar a cabo um plano para "globalizar" as suas alianças, numa coligação internacional para além da NATO e contra os interesses russos.
"Eles já estavam sob ataque dos nazis, como dizem os ucranianos, e era nosso dever sagrado protegê-los", disse presidente russo.
Em Izium continuam a ser exumados os corpos encontrados em sepulturas numa floresta perto da cidade. Moscovo ainda não reagiu a esta descoberta, mas Kiev pede uma condenação nos tribunais do regime de Vladimir Putin. Causas da morte destas pessoas ainda não foram apuradas e ainda se espera a chegada de peritos internacionais.
Ucrânia recuperou terreno na zona de Kharkiv. Rússia assume derrota, mas mantém foco nos objetivos iniciais da "operação especial", iniciada a 24 de fevereiro.
Registos oficiais dizem que Putin tem pouco mais que um apartamento e um reboque. Mas uma análise a uma fuga de emails liga palácios, vinhas e iates suspeitos de pertencer ao presidente russo a uma só sociedade que parece gerir todos os bens.
Olga Skabeeva e Yevgeny Popov são marido e mulher e desde 2016 apresentam um programa televisivo onde suscitam ligações entre a monkeypox e a entrega de armas à Ucrânia, ou dizem que a III Guerra Mundial já começou.
O dono dos supermercados Minipreço em Portugal, o violoncelista que é padrinho da filha mais velha de Putin e o porta-voz do presidente russo são alguns dos mais recentes nomes na "lista negra" das sanções europeias, que inclui ainda militares, jornalistas e apresentadores de TV.
O Presidente da Rússia tem oficialmente duas filhas. Mas terá mais uma ilegítima, e quatro herdeiros de um segundo casamento nunca confirmado.
Um dos alvos das sanções económicas está presente na estrtutura accionista do banco português. Ana Gomes denunciou presença de oligarcas russos no conselho estratégico da instituição bancária.
"Não basta ficar por declarações e atos simbólicos. É o momento de agir", diz à SÁBADO Ana Gomes, lembrando que é preciso escrutinar os 418 vistos gold atribuídos a russos e "retirar a cidadania a Roman Abramovich".
Apesar da tentativa de manter a discrição, a vida pessoal de Vladimir Putin já foi muitas vezes escrutinada nos meios de comunicação. O presidente já foi casado e tem duas filhas, mas alguns acreditam que existem mais descendentes escondidos.