
Do samba à cozinha japonesa: 12 ideias para o fim de semana
Uma peça sobre o populismo no Porto, uma feira de discos em Lisboa e um espetáculo de dança em Torres Novas: este fim de semana, não faltam motivos para sair de casa.
Uma peça sobre o populismo no Porto, uma feira de discos em Lisboa e um espetáculo de dança em Torres Novas: este fim de semana, não faltam motivos para sair de casa.
Nesta que é a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, vão ser reconhecidos mais de 250 restaurantes. Os sóis são os galardões mais importantes do evento.
Uma prova de vinhos, um jantar vínico, uma exposição fotográfica e a celebração da primavera estão entre as nossas propostas para o fim de semana
A primeira chef portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.
Porque há tradições que são para manter, de 17 a 27 de outubro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a 43.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. Doçaria, vinhos e fumeiro fazem companhia a 12 restaurantes.
No evento gastronómico do ano para os apaixonados pelo fine dining, acabou por não se concretizar a distinção esperada a uma mulher nem a ascensão ao Olimpo das três estrelas.
O restaurante liderado pelo austríaco Hans Neuner e o chef português aos comandos do Euskalduna arrecadaram as principais distinções numa noite com outros destaques.
É a mais antiga, mas não estagnou: a Feira da Gastronomia regressa à Casa do Campino de 21 de outubro a 1 de novembro e, além das tradicionais tasquinhas regionais, artesãos e música, traz chefs com estrelas Michelin.
Num cenário idílico em Lisboa, nos dias 2 e 3 de julho, reúnem-se estrelas nacionais e internacionais da cozinha, incluindo 13 restaurantes Michelin e uma comitiva dedicada a França.
Na Cavalariça, em Lisboa, a cozinha tem rédea solta. Já Henrique Sá Pessoa apresenta o renovado Costa a Costa, no Alma.
Concertos, apresentações, caminhadas ou refeições de chef. Não falta o que ver e fazer este fim de semana, só tem de aproveitar as nossas recomendações.
Durante três dias, Santarém recebe um evento gastronómico dedicado ao peixe do rio. Rodrigo Castelo, chef do Ó Balcão, recebe João Rodrigues (Feitoria, Lisboa) e Diego Gallegos (Sollo, Málaga) para um jantar a seis mãos, mas também haverá debates e menus para provar noutros restaurantes típicos da cidade.
A quarta edição do festival dedicado à cozinha de fogo tem data marcada para 17 e 18 de setembro, em Cascais. Este ano, há mais mulheres e cada chef só irá cozinhar um prato de uma categoria que lhe é atribuída. Carolina Deslandes, David Fonseca, Bruno Pernadas e Luísa Sobral são os artistas confirmados até agora.
Os prémios atribuídos pelo site Mesa Marcada, criado por Duarte Calvão e Miguel Pires, distinguiram os melhores restaurantes e chefs do País. O Velho Eurico, Sem e Lucas Azevedo, chef da Barra de Sushi do Praia no Parque, são alguns dos vencedores nas categorias principais.
Nem tudo nos foi permitido e nem tudo nos conveio, mas os astros de um ano vivido a meio-gás teimaram em brilhar. Aqui ficam os melhores restaurantes do nosso 2021.
Teatro, exposições, a estreia de uma série dedica à música pimba e experiências gastronómicas. São estas as nossa sugestões para um fim de semana recheado.