
O Papa Francisco e a ligação ao futebol
Do San Lorenzo a Portugal, tudo sobre a paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo desporto-rei.
Do San Lorenzo a Portugal, tudo sobre a paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo desporto-rei.
Herói para uns, vilão para outros, Pinto da Costa pode ser comparado a uma personagem da literatura ou do cinema - mas que existiu mesmo. Ao longo dos 87 anos de vida e 42 de presidência do FC Porto, acumulou inúmeras histórias. Aqui pode conhecer muitas delas: traçamos-lhe o retrato dos últimos dias, em sofrimento por causa do cancro, assim como as polémicas e escândalos que o assolaram, as mulheres e relações familiares, a infância difícil (sofreu com o divórcio dos pais) ou os maiores triunfos ao leme dos dragões.
O conselho da mãe, o enxovalho e a reunião com Pedroto, o sonho da conquista europeia, o “vício de vencer” e os maiores sucessos. Pinto da Costa transformou o clube e até lhe deu um novo nome – passaram a ser os dragões.
"Neste momento de dor, envio as minhas sinceras condolências à família do Jorge Nuno e a toda a nação portista", escreveu o antigo selecionador nacional e treinador do Porto.
Em miúdo, já era um lateral que atacava muito (chegou a fazer mais de 20 golos nos Iniciados do Benfica). Em Braga, era o responsável por controlar as multas dos jogadores. Provocador e competitivo (até chorava quando perdia), fora do campo revela-se pacato – e garante que atualmente está bastante mais calmo. Vai fazer a estreia como treinador do Sporting na Taça de Portugal - esta sexta-feira, contra o Amarante.
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz conseguiram acordo com autoridades por revelarem, através de delação premiada, quem mandou matar a vereadora em 2018.
Duas vezes campeão europeu e habitué da Champions, o FC Porto caiu com estrondo frente ao Bodo/Glimt na Liga Europa. Os outros dois "grandes" do futebol português também têm manchas no currículo europeu. O Benfica soma 12 derrotas comprometedoras e o Sporting 21.
01 Sobreviventes é o novo projeto em que ex-criminosos relatam as suas histórias para inspirar os jovens a não seguirem uma vida criminosa.
Será André Villas-Boas capaz de por fim aos 42 anos de reinado do histórico líder dos dragões? "Estou confiante", responde o candidato, que falou à SÁBADO de vários temas: do sonho de ser futebolista à paixão pelos carros e motas, da zanga com Mourinho ao susto com os dois tumores, e das aventuras na Rússia e na China às ameaças e às polémicas da campanha.
O miúdo ruivo que gostava de jogar à baliza e que aprendeu a ser treinador com Bobby Robson e José Mourinho (e que em 2011 levou o FC Porto à conquista da Liga Europa) vai enfrentar Pinto da Costa nas eleições de abril. E garante que "nada vai abalar" a sua candidatura.
De 1975 a 1989, Augusto Inácio disputou 25 clássicos entre Sporting e FC Porto. Nas suas memórias cabem expulsões (como no dia em que nasceu a filha), um golo-fantasma, um dedo congelado e uma promessa.
Fidedigna ou não, é essa a imagem que a série em 4 episódios da Netflix ("Beckham") passa: um homem que não se esqueceu de onde veio, um tipo normal e um resistente. Com ou sem Rolls-Royce.
Hoje com 55 anos, o antigo médio fez quase toda a carreira no Barcelona, onde apanhou Vítor Baía e José Mourinho. Não critica Figo por se ter mudado para o Real Madrid e fala do próximo jogo contra o FC Porto, esta quarta-feira, elogiando João Félix e João Cancelo.
A cantora brasileira morreu a 5 de novembro de 2021. Um despiste do avião em que seguia levou à morte de mais quatro pessoas.
A 8 de fevereiro, o treinador do Ac. Viseu vai enfrentar mais uma vez o FC Porto, onde jogou 13 épocas e ganhou 21 títulos. Nesta entrevista, ele fala da infância, do episódio da braçadeira, da polémica com Weah, da amizade com o presidente do Benfica e da atenção com a saúde após o enfarte.