
Gronelândia esconde problema radioativo criado pelos EUA
As alterações climáticas poderão desvendar resíduos perigosos que o exército americano abandonou e que acreditava estarem enterrados para sempre pela neve e gelo ártico.
As alterações climáticas poderão desvendar resíduos perigosos que o exército americano abandonou e que acreditava estarem enterrados para sempre pela neve e gelo ártico.
A garantia foi dada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Resíduos foram descobertos em Setúbal e Estado está a tentar "perceber que resíduos são e que grau de perigosidade têm".
Campanha de sensibilização e fiscalização desencadeada pela Europol na União Europeia pretende alertar para as normas para o descarte correto de resíduos perigosos.
Este é o número mais baixo de eliminação de resíduos nos últimos cinco anos. Todos os 50 processos tiveram como destino a Alemanha, a maioria deles sendo resíduos farmacêuticos.
Relatório aponta também que entraram no país 2,2 milhões de toneladas de resíduos não perigosos no ano de 2018. Itália e Malta foram os países que enviaram mais resíduos para tratamento.
Chamas lavram no Ecoparque do Relvão, mas a Proteção Civil diz que a situação está controlada.
Associação Zero lembra que carros são resíduos perigosos e mostra preocupação sobre matrículas canceladas.
Com idades entre os 65 e 77 anos, os arguidos estão acusados, em coautoria, de um crime doloso de poluição com perigo comum.
Cinco das sete propostas apresentadas a concurso para a remoção dos resíduos depositados em São Pedro da Cova rondam os pouco mais de 11 milhões de euros do preço base. As outras duas - uma não indicou qualquer valor e a outra apenas 15 cêntimos - serão excluídas.
O concurso público para a segunda fase de remoção dos resíduos depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, recebeu sete propostas, numa operação avaliada em 11,1 milhões de euros e que é financiada em 12 milhões pelo Fundo Ambiental.
Em causa está a empresa Carmona SA.
Moradores de Brejos de Azeitão desesperam com poluição proveniente de uma empresa que trata resíduos perigosos.
Os dois CIRVER existentes em Portugal lamenta o atraso na publicação da lei dos solos contaminados que, consideram, têm deixado o seu negócio abaixo das estimativas previstas na abertura.
O caso remonta a 2001/2002 quando toneladas de resíduos industriais perigosos foram depositadas nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova.
Seis administradores e responsáveis de sociedades acusados.
Só 60% das estimadas 254 mil toneladas de resíduos perigosos que são produzidas em Portugal estão a entrar nos centros de recuperação, valorização e eliminação criados no governo de Durão Barroso.