
Socialistas começam hoje a votar para eleger Carneiro
Os militantes do PS votam em 15 das 21 federações do partido e, no sábado, vão às urnas os socialistas das restantes seis distritais, Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Porto e Viseu.
Os militantes do PS votam em 15 das 21 federações do partido e, no sábado, vão às urnas os socialistas das restantes seis distritais, Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Porto e Viseu.
Ainda nem sabia dizer os érres quando aprendeu slogans a ir a manifestações com os pais. Foi uma procuradora-justiceira, pela justiça social e atrás da banca (e não só). Deu-se mal na vice-presidência, onde perdeu equipa e popularidade. Mas tem uma segunda hipótese e costuma dar-se bem com elas.
Incidentes na Nova Caledónia agravaram-se na segunda-feira, após ter sido apresentado um novo projeto de lei adotado em Paris, que determina que residentes franceses que vivem no arquipélago há dez anos sejam autorizados a votar nas eleições locais.
Os partidos não concordam sobre um modelo de reforma eleitoral, mas quase todos concordam que ela deve existir. Círculos uninominais, círculos de compensação e redução de deputados são propostas em cima da mesa.
"O voto eletrónico não é pior, de maneira nenhuma, do que o voto por correspondência", considera o PSD.
Sociais-democratas querem reduzir de 230 para 215 o número de deputados e defendem que Método de Hondt "favorece os grandes partidos". Mas com o novo método proposto, só quatro partidos teriam chegado diretamente ao parlamento em 2019.
A legislação anti-LGBTQI trouxe-o para os cabeçalhos, mas a deriva para a extrema-direita do primeiro-ministro húngaro exibe um a um os tiques clássicos: pressões sobre os media, mudança da Constituição, discurso anti-imigração e nacionalista.
China aprovou esta quinta-feira a proposta de reforma eleitoral para reforçar a presença de Pequim na cidade semiautónoma e restringir a oposição pró-democracia.
Houve vozes críticas da liderança do PSD, pedidos e avisos. Mas o ambiente não chegou a aquecer em Olhão.
Manifestantes exigem uma reforma eleitoral e um boicote ao Partido Comunista da China. Protestos chegaram às ruas em junho por causa de um projeto de lei de extradição, entretanto retirado pelo governo.
Pedro Santana Lopes considera que é importante os votos nos pequenos partidos em vários distritos não se percam e todos os eleitores se sintam representados.
José Luís Carneiro espera que o recenseamento automático para os emigrantes resulte num aumento de votação que permita equacionar, no futuro, o aumento do número de deputados das comunidades portuguesas.
O ex-líder do PSD defendeu ainda escrutínio parlamentar antes de os membros escolhidos para o Governo entrarem em funções.
Marques Mendes defendeu "uma solução completamente nova" para aumentar o escrutínio parlamentar de governantes.
Em Westminster, no edifício do parlamento, será feita uma exposição, de 27 de Junho a 6 de Outubro.
A esmagadora maioria dos portugueses diz ser um votante habitual. As legislativas são as eleições consideradas mais importantes. E 41% dos inquiridos pelo Expresso consideram que o voto deveria ser obrigatório.