
Os campeões caídos em desgraça
Os principais clubes de Portugal e Espanha estiveram sempre no topo, mas há muitos gigantes que já passaram pelas divisões inferiores, do Manchester City à Juventus, do PSG ao Bayern Munique.
Os principais clubes de Portugal e Espanha estiveram sempre no topo, mas há muitos gigantes que já passaram pelas divisões inferiores, do Manchester City à Juventus, do PSG ao Bayern Munique.
Depois de perder a Bola de Ouro para Rodri, agora ganhou o The Best. Ao receber o prémio, Vinícius emocionou-se e lembrou as suas origens, a jogar na rua. O avançado do Real Madrid, que já foi várias vezes vítima de racismo, só tem 24 anos e já foi duas vezes decisivo na final da Liga dos Campeões, recebendo por ano um salário milionário.
A época surpreendente do Girona, o Bilbao, a Real Sociedad e a luta dos “pequenos”. "LaLiga: All Access" (Netflix) é porta de entrada para o desporto no ecrã. Juntamos-lhe outras quatro sugestões.
Desde que a Champions deixou de ter só campeões, em 1997, costumava haver nos quartos de final um outsider. Mas esta época isso não aconteceu. E no sorteio desta sexta-feira até já se definiram finais antecipadas. Fora do Big 5, Portugal é o país que mais resiste.
Transformou o físico de Fernando Rocha, Diogo Amaral, Sara Matos, José Condessa e até do empresário Rui Miguel Nabeiro. Pedro Cabral Medeiros não tolera atrasos, é duro e frontal – mas é o mais requisitado pelas celebridades. Prepara-se para voltar a treinar o elenco da série da Netflix, Rabo de Peixe.
Um dos grandes jogos do fim-de-semana, o Benfica-Braga servirá para perceber como vai a suposta “guerra civil” nas águias (será que Otamendi, Gilberto ou Lucas Verissimo nunca tinham reparado nas expressões de "fúria assassina" de Jesus na linha lateral?). Já a nível internacional, o destaque vai para os dérbis de Milão e de Manchester.
Depois de uma carreira brilhante como jogador, com passagens por FC Porto, Real Madrid, Chelsea ou Mónaco, é atualmente adjunto do treinador André Villas-Boas. Após a saída do clube, em fevereiro, manteve-se em Marselha, pois os filhos andam na escola e "estão adaptados à cidade". Foi de lá que falou com a SÁBADO.
Clubes que se juntaram à prova vão sofrer uma retenção de 5% das receitas que receberiam das competições da UEFA na próxima época. Juventus, Real Madrid e Barcelona vão receber castigos ainda mais pesados.
Os campeonatos entram na reta final: em Portugal, como em Itália, a luta pelo 2º lugar está ao rubro. Já em França, há um clube que pode quebrar a hegemonia do PSG e fazer história. Outra vez.
Prometeu romper com o futebol como conhecemos - mas durou só dois dias. Das 12 equipas fundadoras da Superliga, só Real Madrid e Barcelona continuam no projeto. Outros desportos tentaram o mesmo modelo: a NBA e Euroliga são casos de sucesso, a Fórmula 1 nunca passou das ameaças e, no críquete, foram os adeptos a forçar uma mudança.
Todos os clubes italianos abandonaram a competição e, dos 12 clubes fundadores, restam apenas dois: Real Madrid e Barcelona. Esta quarta-feira a organização do projeto tinha anunciado uma "remodelação" da competição, que está agora suspensa.
Menos de três dias depois do anúncio da nova competição europeia de futebol, o grupo de clubes de elite viu sair mais de metade das equipas envolvidas e já fala em "remodelação". Restam Real Madrid, Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid e AC Milan, mas colchoneros e rossoneri também podem estar de saída.
Dois dias depois do anúncio da criação, a Superliga Europeia anunciou a suspensão da prova após desistência dos seis clubes ingleses, além da intenção de saída de dois dos clubes italianos e um espanhol. Sobraram Real Madrid, Barcelona e Juventus, que lamentam “pressões exteriores”.
Ex-técnico tinha 71 anos. Também liderou o Atlético de Madrid, onde treinou Paulo Futre.
O internacional português foi um espetador especial naquele que foi o seu regresso à casa que o acolheu durante nove anos. No final ganharam os madrilenos, com golos de Vinicius Jr. e Mariano Díaz.
Johan Cruyff chegou a dizer que nunca tinha visto um saco de dinheiro marcar golos. Sim, o dinheiro por si só não ganha jogos nem troféus. Mas o que alguns, em Inglaterra, podem gastar num único jogador é mais de metade do orçamento total de qualquer grande português para uma temporada. O FC Porto perder por 2-0 contra o Liverpool não é um choque. É a vida