Sábado – Pense por si

Como a formação executiva está a transformar o mercado

Hoje, a formação executiva emerge como um diferencial decisivo para os líderes. Em vez de apenas experiência, as empresas procuram competências robustas e uma mentalidade adaptável que permita aos profissionais enfrentarem os desafios do mundo dos negócios.

Rita Rato Nunes

Os alunos de que as empresas precisam

Quais são as empresas mais atrativas em Portugal para jovens licenciados? E as profissões mais bem pagas ou com benesses extrassalariais? E o que é fundamental para ser recrutado? Fomos falar com dezenas de empresas, com especialistas e jovens contratados para perceber o que faz a diferença para quem oferece e quem procura o primeiro emprego.

A escolha certa

Num mercado competitivo, as exigências feitas aos profissionais de topo não param de aumentar pelo que a formação executiva é uma aposta ganha.

Lucília Galha

Os estudantes mais procurados do mercado

As organizações querem candidatos dinâmicos, com pensamento crítico, competências digitais e criatividade. Já os jovens procuram ascensão rápida e organizações que deem valor à sustentabilidade. E depois há áreas, como a informática e as engenharias, em que não há recém-graduados para tantas ofertas.

Lucília Galha

Um raio-x aos tarefeiros do SNS

A lei não obriga os hospitais a divulgar os contratos de prestação de serviços, nem as instituições precisam do aval do Ministério das Finanças. Pouco se sabe sobre este mercado.

Susana Lúcio

Sabia que estes são os alunos (e os cursos) mais desejados?

Análise de dados, marketing digital, gestão, engenharias e ambiente são as áreas do ensino superior mais procuradas pelas grandes empresas nacionais e europeias. Há mesmo uma escassez de candidatos. Os estudantes que se envolvem nos clubes de alunos têm mais êxito e recebem propostas de emprego logo no primeiro ano.

Lucília Galha

Os estudantes mais desejados por 38 empresas

As organizações querem candidatos criativos e que desafiem o status quo. Investem cada vez mais nos estagiários porque acreditam que a nova geração pode ajudá-los a reinventar-se. Já pouco importa o curso que se escolhe. Até um engenheiro mecânico pode trabalhar numa consultora.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30