
De Braga a Lisboa, 8 ideias para o fim de semana
Sessões de cinema em lavadouros, estreias internacionais, concertos gratuitos e debates essenciais. Aponte a um fim de semana preenchido.
Sessões de cinema em lavadouros, estreias internacionais, concertos gratuitos e debates essenciais. Aponte a um fim de semana preenchido.
De 1 a 3 de março, na Culturgest, em Lisboa, a mostra de cinema inclusivo debate a acessibilidade na cultura e exibe obras premiadas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e legendas descritivas.
Esta semana chegaram às salas Fogo-Fátuo e Nunca Nada Aconteceu. Pouco têm em comum além da origem nacional.
Festival decorre de 16 a 24 de setembro. Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, e documentários sobre Esther Newton e Patricia Highsmith destacam-se na programação.
A mostra de cinema espanhol apresenta uma programação pensada em conjunto com os festivais de cinema de Lisboa (IndieLisboa, Doclisboa e Queer Lisboa). O cinema feminino volta a estar em destaque nesta mostra de 13 filmes, que cruza a modernidade com os clássicos.
A Cine Fiesta 2021 apresenta uma programação pensada em conjunto com os festivais de cinema de Lisboa (IndieLisboa, Doclisboa e Queer Lisboa). O cinema feminino volta a estar em destaque nesta mostra de 13 filmes, que cruza a modernidade com os clássicos.
Recurso a uma empresa estrangeira para traçar a estratégia para o setor "é por si só a passagem de um atestado de menoridade política infligida pela tutela a si mesma e ao setor que regula", defende a plataforma.
Num ano marcado pela pandemia da covid-19, o Queer Lisboa assume "o seu formato presencial, celebrando a ideia de comunidade e socialização dentro das necessárias restrições".
"O nosso espanto, desilusão, incredulidade; ficámos incrédulos ao perceber que, à parte de medidas avulsas, não há um única ideia, um único plano", revelou o realizador João Salaviza.
O Queer Lisboa está de volta, mais ativista que nunca, de 20 a 28 de setembro. Meio século depois dos motins de Stonewall, o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa recebem 101 filmes de 36 países
O festival de cinema mais antigo de Lisboa traz mais de 100 filmes de 32 países na sua 22.ª edição. A abrir, já esta sexta, 14, o mais recente filme de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, sobre a viagem delirante de um craque do futebol
22.ª edição do festival abre com filme do português Gabriel Abrantes premiado em Cannes e fecha com documentário que convenceu Berlim
O festival Queer, que decorre pela 21.ª vez em Lisboa, acontece de 15 a 23 de Setembro, no Cinema São Jorge, e depois no Porto, com a 3.ª edição, de 4 a 8 de Outubro
O Filmin é uma plataforma online de filmes independentes
A 2.ª edição do festival de cinema Queer Porto acontece entre dias 5 e 9
A 20ª edição do festival de cinema de temática LGBT decorre no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa