Sábado – Pense por si

Instantâneos (ou quase) 100

“Uma sociedade que subvalorize a literatura, a história, a filosofia e as artes não está a caminhar numa direção segura.” Parece tão óbvio, mas ser Henrique Leitão, um historiador de ciência e prémio Pessoa 2014, a dizê-lo é muito bom.

Tiago Pitta e Cunha vence Prémio Pessoa 2021

O presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, destacou Tiago Pitta e Cunha como uma das personalidades "mais reconhecidas e relevantes" na luta pela mudança no que respeita aos assuntos do mar e dos oceanos.

Markus Almeida

Os azulejos Viúva Lamego de Aires Mateus

Um trio em grês, branco brilhante com acabamento craquelê (técnica francesa que modifica o relevo) e superfície irregular forma a primeira coleção de azulejos desenhada pelo vencedor do Prémio Pessoa em 2017. Pretexto de conversa com o arquiteto no seu ateliê no Príncipe Real, em Lisboa

Eduardo Lourenço, o maior pensador da cultura portuguesa

O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)