
Compositor Luís Tinoco vence Prémio Pessoa 2024
Prémio "visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país".
Prémio "visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país".
Cardeal e teólogo distinguido com prémio de 60 mil euros.
Prémio Pessoa em 1987, o historiador, católico e de esquerda, morreu aos 90 anos.
Dedicou-se à História após passar 20 anos como monge beneditino. Foi o primeiro português distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987.
João Luís Barreto Guimarães é poeta e médico ou médico e poeta, conforme os dias. É o vencedor do Prémio Pessoa 2022.
“Uma sociedade que subvalorize a literatura, a história, a filosofia e as artes não está a caminhar numa direção segura.” Parece tão óbvio, mas ser Henrique Leitão, um historiador de ciência e prémio Pessoa 2014, a dizê-lo é muito bom.
Elvira Fortunato é um dos rostos mais conhecidos, conceituados e respeitados da ciência em Portugal.
O presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, destacou Tiago Pitta e Cunha como uma das personalidades "mais reconhecidas e relevantes" na luta pela mudança no que respeita aos assuntos do mar e dos oceanos.
A investigadora portuguesa já tinha sido distinguida com o Prémio Pessoa, que destacou então o seu "contributo notável para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação".
Um trio em grês, branco brilhante com acabamento craquelê (técnica francesa que modifica o relevo) e superfície irregular forma a primeira coleção de azulejos desenhada pelo vencedor do Prémio Pessoa em 2017. Pretexto de conversa com o arquiteto no seu ateliê no Príncipe Real, em Lisboa
No ano passado, o Prémio Pessoa distinguiu o ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues.
O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".
Presidente da República elogiou o percurso do ator, dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, durante a cerimónia de entrega do Prémio Pessoa 2019.
Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues vence iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, com um prémio no valor de 60 mil euros.
O geógrafo especializado nos impactos das alterações climáticas venceu esta sexta-feira a 32.ª edição do prémio
Especialista nos impactos das alterações climáticas venceu esta sexta-feira a 32.ª edição do galardão.