
SNS com seis serviços de urgência fechados no sábado e oito no domingo
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
O estudo foi realizado junto de 2.896 trabalhadores que reduziram o seu horário de trabalho semanal em 141 empresas de seis países diferentes.
Projeto-piloto faz parte de um acordo assinado ontem por Keir Starmer e Emmanuel Macron.
Mamdani venceu o ex-governador Andrew Cuomo com uma campanha focada no poder de compra dos nova-iorquinos e impulsionada pelas redes sociais.
As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que estão abertos 129 serviços de urgência em todo o país, a que se juntam 30 de ginecologia e obstetrícia.
Para sábado está previsto o encerramento dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Vila Franca de Xira e Santo André.
Está previsto o encerramento no sábado dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Vila Franca de Xira e Santo André, em Leiria. Estes serviços permanecem fechados no domingo, dia em que estarão também encerradas as urgências destas especialidades no Hospital São Bernardo, em Setúbal.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Integrado no modelo de organização das urgências obstétricas e ginecológica que entrou em vigor em 16 de dezembro de 2024, o projeto SNS Grávida/Ginecologia tem "como objetivo prioritário a diferenciação entre situações clínicas urgentes e não urgentes, com base na sua gravidade".
Para sábado está previsto o fecho de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Bernardo (Setúbal), Vila Franca de Xira e Santo André (Leiria).
De acordo com as escalas de urgência do SNS, atualizadas pelos hospitais, está previsto o fecho no sábado de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Faro, Garcia de Orta (Almada), no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, e Santo André, em Leiria.
O Ministério da Educação diz ter assumido o compromisso de divulgar os resultados apenas após o final do ano letivo, depois de o Movimento "Menos Ecrãs, Mais Vida" ter acusado a tutela de ainda não ter apresentado o estudo sobre o uso de telemóveis nas escolas, que, segundo o movimento, deveria ser conhecido até finais de março.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.
A Direção Executiva do SNS apela à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Maioria dos serviços de urgência encerrados são de obstetrícia e ginecologia.
O portal do SNS indica ainda que, nestes três dias, estarão abertas cerca de 130 urgências das várias especialidades em todo o país.