
Contas do FC Porto: custos com pessoal e serviços externos caem... e receita com bilhética aumenta
Rubricas operacionais do 1.º semestre azul e branco.
Rubricas operacionais do 1.º semestre azul e branco.
A partir de segunda-feira, os alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos vão realizar provas-ensaio para testar o formato digital e identificar eventuais falhas antes das provas finais de 3.º ciclo e das provas Monitorização da Aprendizagem (ModA) em maio e junho.
Tal como o excesso de açúcar causa diabetes, o excesso de gordura leva a mau colesterol, a junk food leva a obesidade ou o álcool a cirroses, a civilização global da informação levou a Humanidade a dar um trambolhão gigantesco para o caldeirão da ignorância.
"Em média, um em cada dois docentes teve uma hora extraordinária adicionada ao seu horário de trabalho", revelou o secretário-geral da Fenprof, baseando-se no levantamento feito em 203 agrupamentos de escolas de todo o País, que representam 25,1% da totalidade de estabelecimentos de ensino.
O Governo bem pode reafirmar que, no que toca à atração de professores imigrantes, está “comprometido com o objetivo”. Discordo: o que temos é um objetivo comprometido.
Poucos professores aposentados a regressarem ao ativo e a baixa adesão à especialidade de Medicina Geral e Familiar, mostram que as medidas apresentadas não estão a surtir o efeito desejado. Sindicatos defende outras soluções.
Na atitude Black Friday de fazer bombásticas declarações sobre números, pelo menos o ministro é aquele comerciante que, no serviço pós-venda, admite o erro: pediu desculpa.
"Lamento ter indicado aquele dado. Se tivesse o conhecimento que tenho hoje, não o teria feito", disse Fernando Alexandre.
Carminho tem medo do escuro e de acordar sem os pais, Mateus tem receio da morte da família, Pedro teme a sua própria morte e Diana tem um diagnóstico de ansiedade generalizada. A SÁBADO falou com quatro mães e com vários especialistas para perceber o que fazer nestas situações.
As greves terminaram quando os professores são ouvidos, as negociações são sérias e o diálogo é estreito. Foi possível alcançar em pouco tempo um acordo histórico para a recuperação do tempo de serviço congelado, pondo fim a um período penalizador para os alunos e para as famílias portuguesas.
Para a maioria os anos de estudo irão redundar numa ilusão e na mediocridade das competências e saber .
As escolas fecham demasiado tempo no verão e prejudicam as crianças, sobretudo as mais pequenas e as mais pobres. Não queremos ter esta conversa porque temos dificuldade em calçar os sapatos (ou melhor: os chinelos) dos outros.
Não se espera que seja fácil. O Ministério da Educação lançou medidas para ajudar as escolas a colmatar a falta de docentes, ao mesmo tempo que se soube que só em setembro se reformam 458 profissionais, o que pode complicar ainda mais a situação.
"As aulas não começaram para um terço dos nossos alunos e este é um problema muito grave", lamentou Fernando Alexandre, defendendo que a falta de aulas "é o problema mais grave do nosso sistema de ensino" e "põe em causa o percurso escolar".
Podia fazer-se uma história do 25 de Abril em menos de 4 mil carateres, sem descaracterizar? É também uma aventura, servida pela experiência de alguém que nunca saiu daqui. E viu e viveu tudo. O bom, o mau e o que não é qualificável.
A três meses das eleições legislativas, os vários sindicatos da área da educação têm estado a auscultar os partidos políticos para conhecer os programas eleitorais dos diferentes candidatos.