
Encerramento de fronteiras venezuelanas expõe refugiados a riscos
"Quando forçadas a deslocar-se em busca de segurança, as pessoas encontram outras rotas que às vezes as colocam em perigo", explica porta-voz do ACNUR.
"Quando forçadas a deslocar-se em busca de segurança, as pessoas encontram outras rotas que às vezes as colocam em perigo", explica porta-voz do ACNUR.
Corina Machado surgiu num protesto em Caracas tendo reclamado a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, nas eleições do ano passado.
Corina Machado surgiu num protesto em Caracas tendo reclamado a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, nas eleições do ano passado.
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, indicou ainda que o candidato da oposição solicitou uma passagem segura diretamente ao Ministério Público numa carta, o que lhe permitiu viajar para Espanha.
Falta de resultados detalhados é algo "sem precedentes" nas eleições de hoje em dia, criticaram peritos. Governo venezuelano contesta conclusões.
A decisão da Sala Eleitoral, uma das seis salas que compõe o STJ em pleno, foi publicada na rede X e entre os documentos solicitados estão as atas de apuramento a nível nacional, os números totais finais, de adjudicação e de proclamação.
Segundo o CNE, Maduro foi reeleito com 6.408.844 votos.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que o Presidente cessante, Nicolás Maduro, foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 51,20% dos votos.
A Venezuela regista desde segunda-feira protestos em várias regiões do país contra os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que dão vitória a Nicolás Maduro.
Um dos detidos foi, em Caracas, o dirigente do partido Vontade Popular e coordenador do movimento opositor Com a Venezuela, Freddy Superlano.
Nicolás Maduro indicou que 80% dos detidos "têm antecedentes criminais" e alguns deles foram deportados para o país dos dos Estados Unidos, mas não forneceu identidades, nem pormenores.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros "saúda a participação popular e considera ser necessária a verificação imparcial dos resultados eleitorais na Venezuela".
Sentença foi conhecida após uma audiência de mais de 15 horas de duração, em que foram acusados dos crimes de traição, conspiração, rebelião, tráfico de armas de guerra, associação para cometer crimes e financiamento de terrorismo.
Tensão entre a Venezuela e a Guiana já levou à mobilização de tropas brasileiras para a fronteira. Contudo, não é provável que se assista a um confronto armado.
A região de Esequibo, que aparece nos mapas venezuelanos como "zona em reclamação", está sob mediação da ONU desde 1966, quando foi assinado o Acordo de Genebra.
A oposição venezuelana já reagiu ao anúncio, insistindo que a Venezuela não terá acesso a esses fundos, devido a sanções internacionais impostas pelos EUA.