Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Energia mais cara? Breve guia para se orientar no meio da polémica

As afirmações do presidente da Endesa Portugal fizeram rebentar o tema dos preços da energia. Por entre a polémica há pistas: os preços para quem está no mercado livre vão subir, mas em tese menos do que se não houvesse o mecanismo de proteção.

Bruno Faria Lopes

Guerra na Ucrânia. A vida vai ficar (ainda mais) cara

A guerra entre o segundo maior produtor de gás do mundo e o sexto maior produtor de cereais terá como principal consequência a subida maior dos preços. A incerteza sobre o balanço final é grande.

Endesa põe Estado português em Tribunal

A Endesa entrou com uma acção de impugnação da decisão do Governo que determinou a devolução por parte da eléctrica de cerca de 20 milhões de euros por via do mecanismo de equilíbrio fiscal.

Taxa do carvão vai custar 7 milhões à EDP e Endesa

O Governo declarou guerra ao carvão e criou uma taxa que pode custar até 7,2 milhões de euros em 2018 às centrais da Endesa e da EDP. A Endesa avisa que esta taxa vai encarecer a produção das centrais nacionais, provocando um aumento das importações de energia.

Negócios 10 anos: Onze visões para 2023

O Negócios convidou onze figuras de várias áreas a partilharem a sua visão de Portugal daqui a 10 anos. Mais que previsões do futuro, enviaram desejos. Querem um País com sentido estratégico, com políticos de melhor qualidade, mais exportador, com melhor ensino e uma saúde exemplar. Há até uma carta ao pai Natal, onde se pede um regresso da Europa aos valores da sinceridade e coesão. Lá chegaremos, acreditam

Desconto da Endesa no leilão da Deco vai até 5%

A proposta da Endesa no leilão organizado pela Deco irá traduzir-se num desconto de 5% face aos preços actualmente em vigor nas tarifas transitórias de electricidade, ficando o desconto limitado a 1,2% no caso das tarifas bi-horárias.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)