
Governo vai decidir faltas dos enfermeiros "caso a caso"
Na sequência do parecer da PGR, que declarou a greve ilegal, o Governo decidiu que vai marcar faltas injustificadas numa avaliação "caso a caso". E a todos os ausentes a partir de amanhã.
Na sequência do parecer da PGR, que declarou a greve ilegal, o Governo decidiu que vai marcar faltas injustificadas numa avaliação "caso a caso". E a todos os ausentes a partir de amanhã.
Num vídeo em direto no Facebook, a presidente da ASPE, Lúcia Leite, pede que os enfermeiros que têm aderido à greve cirúrgica "suspendam imediatamente a greve", mas que "não abandonem a luta".
Em vídeo transmitido via Facebook, Lúcia Leite apelou a que os enfermeiros suspendessem "o processo de greve".
As duas estruturas sindicais por detrás da paralisação, ASPE e Sindepor, anunciaram que irão manter a greve de enfermeiros em blocos operatórios.
Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou ilícita a greve dos enfermeiros nos blocos operatórios.
Casos ocorreram esta quinta-feira no Hospital São João do Porto. Médico revela que doentes pararam tratamentos de quimioterapia. "Eticamente está tudo posto em causa", denunciou o clínico. Governo avança para a requisição civil.
Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros avisa para o risco de surgirem formas de luta "mais incontroláveis" que não sejam suportadas por sindicatos. Requisição civil entra em vigor esta quinta-feira.
Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros avisa o Governo que os enfermeiros não ficarão serenos face à decisão de requisição civil.
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros avisa o Governo para o risco de surgirem formas de luta "mais incontroláveis" que não sejam suportadas por sindicatos, considerando que os enfermeiros não ficarão serenos face à decisão de requisição civil.
Os sete centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde abrangidos pela greve "estão a cumprir os procedimentos estabelecidos pelo Acórdão do Tribunal Arbitral" quanto aos serviços mínimos.
Miguel Guimarães considera que as "afirmações irresponsáveis" da Ordem e sindicato de enfermeiros em relação aos médicos cria "um clima de conflitualidade".
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros pediu à Procuradoria-geral da República que averigúe suspeitas de tentativa de boicote à greve por parte do Ministério da Saúde.
Governo está a "preparar caminho para fundamentar a requisição civil", de forma "deliberada e planeada".
O Ministério da Saúde (MS) esclareceu que a requisição civil é uma das possibilidades a ser avaliada como forma de travar a greve.
Sindicatos e Governo não chegaram a acordo sobre as reivindicações dos profissionais depois de cinco horas de reunião.
Depois da reunião desta quinta-feira entre Governo e sindicatos dos enfermeiros, o Executivo socialista cedeu ao aceitar criar a nova categoria de "enfermeiro especialista". Enfermeiros suspendem greve cirúrgica até à nova reunião com o Governo marcada para 30 de Janeiro.