
Covid-19: Dois infetados na Pousada em Almograve e 42 trabalhadores no Zmar em Odemira
Os casos detetados na pandemia entre os imigrantes que trabalham na agricultura denunciaram as condições desumanas em que vivem.
Os casos detetados na pandemia entre os imigrantes que trabalham na agricultura denunciaram as condições desumanas em que vivem.
Imigrantes que estavam na Pousada da Juventude foram realojados no complexo turístico. Pousada de Almograve está agora preparada para receber pessoas que testem positivo à covid-19 e, neste momento, estão no Zmar 24 trabalhadores agrícolas.
Quinze dos 28 imigrantes que se encontravam no Zmar já foram realojados, o mesmo acontecendo a oito dos 21 imigrantes que se encontravam na Pousada da Juventude de Almograve. As residências foram disponibilizadas por 12 empresas agrícolas.
Presidente do PSD diz que o ministro da Administração Interna tem tido um desempenho "muito fraco": "Mas não é só exclusivamente por causa de Odemira, é por todo o seu desempenho."
Proteção Civil usou a religião e os horários de trabalho para justificar o facto de o transporte dos trabalhadores imigrantes ter sido feito durante a madrugada. Associação Solidariedade Imigrante garante que havia outras soluções: "O Ramadão acaba às oito horas, não acaba às duas da manhã".
"A culpa disto é do Governo que tem de encontrar soluções definitivas para o alojamento destes trabalhadores", diz o advogado. Supremo aceitou procedimento cautelar.
O Supremo Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar dos proprietários do Zmar e mandou retirar os imigrantes transportados para a propriedade.
Advogados dos proprietários de casas do empreendimento avançaram com processo contra a requisição temporária do complexo para alojamento de migrantes.
Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura no concelho de Odemira e que testaram negativo à covid-19 foram realojados no empreendimento turístico de madrugada.
Pedido de acompanhamento foi feito pela Proteção Civil Municipal de Odemira. Cerca de 50 pessoas foram colocadas no Zmar e na pousada da Juventude de Almograve.
Operação decorreu durante a madrugada.
O empreendimento turístico ZMar Eco-Experience, cuja "requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional", foi decidida pelo Governo, vai ser afeto a pessoas que precisem de quarentena.